Roberto Nogueira e Débora Garofalo: destaques na programação da FdC Digital

10 de novembro de 2021 - 16:27 # # #

Ascom Secitece

O CEO da Brisanet e a primeira brasileira indicada ao “Nobel da Educação” serão palestrantes masters do evento; confira as outras atrações

A Feira do Conhecimento Digital (FdC), que será realizada dos dias 24 a 26 de novembro, contará com uma ampla e diversificada programação, totalmente virtual. Grandes nomes do universo do empreendedorismo, da educação e da ciência e tecnologia estarão presentes para ministrar palestras e contar um pouco da sua vivência aos espectadores do evento. As atividades são gratuitas e as palestras masters acontecerão sempre às 19h.

No primeiro dia (24), a palestra master será comandada por Débora Garofalo, primeira mulher brasileira e primeira sul-americana a ser finalista no Global Teacher Prize, considerado o “Nobel da Educação”. A docente, que figura entre os dez maiores professores do mundo, vai falar sobre o tema “Educação Disruptiva”, a partir das 19h.


Débora Garofalo, primeira brasileira indicada ao “Nobel da Educação”

No segundo dia de evento (25), a feira contará com a participação do empreendedor Roberto Nogueira, que comandará a palestra master “De Pereiro para a Forbes”. O CEO da Brisanet vai contar a trajetória da empresa de telecomunicações criada no semiárido cearense e que, recentemente, arrematou, por R$ 1,2 bilhão, o leilão 5G para ser fornecedora da tecnologia nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do País.

Roberto Nogueira, CEO da Brisanet

As cientistas-mirins cearenses Nicole Oliveira e Larissa Paiva, destaques no programa “Caça-Asteroides”, farão parte das atrações do último dia da Feira do Conhecimento (26). O programa é uma iniciativa do International Astronomical Search Collaboration (IASC/Nasa) com abrangência nacional e internacional, realizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Elas vão falar um pouco sobre a participação no programa e os desafios de colocar em prática os estudos em Astronomia. O bate-papo contará com as presenças do diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Dermeval Carneiro, e da coordenadora geral de popularização da Ciência do MCTI, Silvana Copceski.

Cientista-mirim cearense Nicole Oliveira, destaque no programa Caça-Asteroides (NASA/MCTI)

 


Cientista-mirim cearense Larissa Paiva, destaque no programa Caça-Asteroides (NASA/MCTI)

 

Destaques

Além das presenças das multinacionais Amazon, Oracle, Microsoft e Ambev, FdC Digital deste ano contará com a participação do professor Joel Rodrigues, representante do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), maior organização técnica profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade. O docente também é o destaque número 1 em Tecnologias da Informação e Comunicação do Brasil segundo o Research.com, um dos principais sites de pesquisa em ciência da computação do mundo. Ele abordará o tema “Alavancando ambientes inteligentes com Internet das Coisas (IoT)”.

Joel Rodrigues, representante do IEEE e destaque no Research.com

Estará presente ainda Rafael Lozano, country manager Brazil da Ellalink, empresa responsável pelos cabos submarinos que ligam Brasil a diversos continentes a partir de Fortaleza, para falar sobre o tema “Conectando o Mundo para o Futuro”.

Rafael Lozano, country manager Brazil da Ellalink

O professor Volnei Garrafa, coordenador da Cátedra Unesco de Bioética da UnB, vai abordar o tema “Bioética, Ciência e Tecnologia: limitar ou controlar?”. Outro convidado é Thoroh de Souza, professor da Mackenzie, falando sobre o tema “Grafeno: revolução da Nanotecnologia”, com novidades sobre este que é considerado o “material do futuro”, formado por átomos de carbono e capaz de permitir diversas revoluções tecnológicas.

Thoroh de Souza, professor da Mackenzie especialista em Grafeno, considerado o “material do futuro”

Volnei Garrafa, coordenador da Cátedra Unesco de Bioética da UnB Detalhe: Caderno Negócios Sustentáveis/Editoria de Projetos Especiais/Reoórter: Claudia Gonzales

Volnei Garrafa, coordenador da Cátedra Unesco de Bioética da UnB

Como participar da FdC Digital

Para aproveitar a programação, que é inteiramente gratuita, é necessário se inscrever no evento, acessando o site www.feiradoconhecimento.com.br. A FdC Digital é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Serviço:

Feira do Conhecimento Digital 2021 (FdC)
De 24 a 26 de novembro – Evento 100% virtual e gratuito
Inscrições e programação completa
Realização: Governo do Ceará/Secitece