Semana da Gentileza no Metrofor leva mensagens de boa convivência aos passageiros

10 de novembro de 2021 - 17:23 # # #

Pedro Alves - Ascom Metrofor Texto
Romário Pinheiro Fotos
Lívia Maia Arte gráfica

Metrofor iniciou nesta quarta-feira (10) a sua Semana da Gentileza, com objetivo de levar aos passageiros orientações e sensibilização quanto ao sentimento de coletividade e bem estar no transporte público. Durante os dias da campanha, a empresa divulga mensagens sobre a importância de ceder o lugar para os mais idosos, cuidados com embarque e desembarque, e outras dicas para reforçar a boa convivência nos espaços públicos.

Todas as orientações e mensagens transmitem o sentimento de gentileza, necessário no transporte público e na vida social e coletiva, ainda mais num cenário em que todos passam por dificuldades agravadas pela pandemia.

Na próxima sexta-feira (12), véspera do Dia Mundial da Gentileza, celebrado em 13 de novembro, haverá uma intervenção teatral na estação Parangaba, realizada pelo Metrofor em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc Fortaleza). Os artistas também farão intervenções em viagens na Linha Sul de Fortaleza, demonstrando o quanto atitudes simples e gentis podem melhorar o cotidiano das pessoas. Com essas ações, o Metrofor reforça seu papel de estimular sempre a melhor convivência possível entre seus milhares de passageiros.

A ação nasceu da observação do fluxo de pessoas nos trens e estações, na qual se constatou que, em algumas situações e horários, os passageiros que embarcam nos trens não aguardam a saída dos outros. Isso causa esbarrões nas portas e pode gerar atraso nas viagens.

Outro objetivo é orientar quanto ao uso correto das escadas fixas e rolantes, mostrando a importância de nunca sentar nas escadas e sempre deixar o lado esquerdo livre.

A campanha vai também reforçar a necessidade do respeito à prioridade dos assentos nos trens e estações, estimulando para que as cadeiras sempre sejam cedidas às grávidas, idosos, pessoas com crianças de colo e demais grupos prioritários. Além destas, outras orientações importantes fazem parte da Semana da Gentileza.

Estratégia

Como estratégia para sensibilizar maior número possível de pessoas, o Metrofor trouxe crianças para protagonizarem as imagens e mensagens da Semana da Gentileza. São meninos e meninas de 3 a 13 anos de idade que aparecem nas fotos e cartazes que serão fixados nos trens e estações, e serão postadas nas redes sociais da empresa.

As crianças também deram voz às mensagens de áudio que serão exibidas nos trens e estações nos próximos dias. Assim, a empresa espera que os sentimentos de pureza e leveza das crianças possam ajudar a promover a gentileza urbana tão necessária no transporte público.