Sistema Sigo da Supesp é selecionado para publicação do Governo do Ceará

11 de novembro de 2021 - 11:31 # # # #

Ascom SSPDS

 

Premiado internacionalmente em 2021 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na categoria “Monitoramento e Avaliação: Províncias e Estados, o Sistema de Georreferenciamento Operacional do Ceará (Sigo) irá compor capítulo do livro do Governo do Estado do Ceará, intitulado Serviço Público: Práticas e Reflexões.

A ferramenta cearense desenvolvida pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) para auxiliar na operacionalização de recursos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), será apresentada através de artigo elaborado por técnicos da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp), após após ter sido selecionada entre diversas proposições de diferentes secretarias de Estado. O sistema é operacionalizado diretamente pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

“O referido texto discorre sobre a trajetória do Sigo, desde a sua idealização até a sua concretização, demonstrando a capacidade do Governo e do povo cearense de produzir soluções, com reconhecimento internacional e atuando como incentivo a outros setores do poder público, além de Salvar Vidas”, explica o tenente-coronel do CBMCE, Ricardo Catanho. Ele, que atualmente integra o quadro de profissionais da Supesp, é um dos idealizadores do sistema. O Sigo atua informando aos bombeiros, por meio de sistema de GPS, a melhor rota para atendimento de uma ocorrência de incêndio e indicando a melhor localização de hidrantes para abastecimento das viaturas.

Para o diretor da Diesp, Anderson Duarte, o Sistema de Georreferenciamento Operacional (Sigo) sintetiza de forma bastante representativa uma das missões da Supesp, que é a de disponibilizar opções estratégicas para a melhoria das políticas de segurança pública. “A partir do diagnóstico correto do problema, apresentou-se uma solução simples, de baixo custo, funcional e replicável, características fundamentais para uma política pública de sucesso. A sociedade, então, ganha com a maior eficiência das forças de segurança que utilizam o Sigo”, ressaltou o diretor.

Medalha do Mérito

O Sistema de Georreferenciamento Operacional (Sigo) também foi destaque em outra situação como ferramenta estratégica de segurança pública no estado do Ceará. Dessa vez, foi selecionado entre os concorrentes para receber a Medalha do Mérito Funcional, honraria concedida pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará e que terá seus ganhadores divulgados dia 17 de novembro de 2021.