Papo SUS destaca a importância de uma rotina saudável para a prevenção de diabetes

12 de novembro de 2021 - 16:36 # # # # # # # # #

Elon Nepomuceno - Ascom ESP/CE

Doença crônica causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina – hormônio que regula a glicose no sangue –, a diabetes afeta, pelo menos, 12,5 milhões de pessoas no Brasil, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Diabetes, atualizada com base no censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Especialistas alertam, no entanto, que muitas delas sequer fizeram o exame para o diagnóstico. Por isso, o acesso à informação de qualidade continua sendo um importante aliado das ações de prevenção e tratamento do problema.

A diabetes é dividida em tipos 1 e 2. Mesmo com nomenclaturas semelhantes, são doenças diferentes, que possuem duas coisas em comum: a deficiência na produção da insulina e o excesso de açúcar no sangue. Contudo, as razões por que isso ocorre são distintas. Para explicá-las e abordar outras nuances do tema, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), promove, na próxima terça-feira (16), o Papo SUS “Diabetes: a importância de uma rotina saudável”.

A transmissão ao vivo se une a outras ações Brasil afora, no âmbito do Novembro Azul – campanha de diagnóstico, tratamento e cuidado também com diabetes. Participarão da live a endocrinologista e diretora clínica do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), Marcela França, e o mestre em Saúde Pública e educador físico Rossman Cavalcante. Já a supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha, será a moderadora do evento.

Durante uma hora, os espectadores poderão fazer apontamentos e tirar dúvidas com os especialistas. A transmissão começa às 19h30.

Serviço

Papo Sus – Diabetes: a importância de uma rotina saudável
Quando: Terça-feira (16), 19h30
Acesse o perfil da ESP/CE no Instagram (@espceara)