Próximo dos 40% de apronto, obras do Parque Dom Aloísio Lorscheider seguem em ritmo intenso

12 de novembro de 2021 - 13:32 # # # # #

Airton Lima Jr. - Ascom SOP Texto
Marcos Studart Fotos

Com diversas frentes de serviço, a implantação do Parque Dom Aloísio Lorscheider, no bairro Itaperi, em Fortaleza, avança e já apresenta um conjunto de edificações erguidas. No momento, as equipes de engenharia em atividade no local contam com cerca de 45 operários, que se concentram na montagem das lajes e vigas da biblioteca, instalações hidrossanitárias do vestiário do campo, alvenaria dos quiosques e pavimentação da Rua B com piso intertravado. A Superintendência de Obras Públicas (SOP) é quem coordena e fiscaliza cada etapa do empreendimento, hoje 38% concluído.

“A valorização dos espaços públicos é uma meta dessa gestão e os ganhos para o Itaperi serão significativos com esse empreendimento, seja em mobilidade urbana, moradias, lazer e, por que não dizer, para a economia da nossa Capital. Por isso, estamos intensificando os trabalhos no local, para garantir a entrega do parque até o próximo ano”, ressalta o superintendente adjunto de Edificações da SOP, Celso Lelis.

O espaço, que possui aproximadamente 30 mil metros quadrados (m²), está situado no terreno antes ocupado pelo extinto Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), às margens da avenida Bernardo Manuel, esquina com rua Holanda. No intuito de beneficiar não apenas os moradores do bairro com mais opções de lazer, mas também aquecer o comércio local, está sendo construída uma gama de equipamentos que tornarão a área em um parque urbano multifuncional e bem movimentado, integrado com campo de futebol, brinquedopraça, academia ao ar livre, rampa de skate, quadras poliesportivas, além de uma biblioteca comunitária, um anfiteatro e quiosques.

Os R$ 9,2 milhões investidos para requalificar e urbanizar o espaço serão potencializados pelo impacto urbano de outro investimento do Governo do Ceará na mesma região da Capital: o Hospital Universitário do Ceará, em implantação no campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O Hospital Universitário do Ceará vai ampliar a capacidade de atendimento à população e também vai ser importante para a formação de profissionais da área de Saúde da Uece. Atualmente está com cerca de 30% de execução.