SSPDS realiza Operação Domus no Conjunto Maria Tomásia no Jangurussu

12 de novembro de 2021 - 17:09 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) deflagrou, nesta sexta-feira (12), a 23ª edição da Operação Domus. Com pichações apagadas e pássaros silvestres apreendidos, a ofensiva aconteceu, pela primeira vez, no Conjunto Maria Tomásia, no bairro Jangurussu – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. A operação de vistoria tem como objetivo assegurar o bem-estar dos moradores desses locais, verificar a existência de irregularidades e continuar o combate ao crime, proporcionando uma maior sensação de segurança na região.

Durante a operação, pássaros silvestres foram apreendidos pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). A composição do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA) da PMCE avistou quatro gaiolas, cada uma com um pássaro silvestre, penduradas em uma árvore. Mais à frente, duas aves foram encontradas na mesma situação. Pela falta da documentação e dos responsáveis, os pássaros foram apreendidos e ficaram sob responsabilidade da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

Balanço

Durante as inspeções, a Enel realizou os desligamentos de 90 pontos de ligações clandestinas em imóveis. Por esse motivo, os moradores serão notificados. Um total de 172 veículos foram abordados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), sendo expedidas 36 infrações. Ao todo, cinco veículos foram apreendidos.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) realizou 12 fiscalizações para verificar a integridade de tornozeleiras eletrônicas e a situação legal dos apenados. Houve ainda a abordagem de oito pessoas pelo Comando Tático Motorizado (Cotam) da PMCE. Dez estabelecimentos do conjunto habitacional foram vistoriados pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), onde foram constatadas a ausência de extintores de incêndio, centrais de gás irregulares e a ausência de rotas de fuga. Por esse motivo, os proprietários serão notificados.

Efetivo

Os trabalhos policiais foram realizados pelas Forças de Segurança e contaram com o apoio de profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Enel Distribuição Ceará, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Operação Domus

A operação tem por finalidade detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia, pessoas com mandado de prisão em aberto e outras situações encontradas durante a ofensiva, como construções irregulares em áreas comuns dos moradores. As ações também visam reforçar saturações preventivas e fiscalização de indivíduos monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a Operação Domus, deflagrada pela SSPDS, busca manter a sensação de acolhimento e bem-estar em conjuntos habitacionais.