Mais de 277 mil doses da Pfizer chegam ao Ceará para imunização da população

16 de novembro de 2021 - 19:27

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Fotos

Mais de 5 milhões de cearenses já completaram o esquema vacinal básico

A imunização dos cearenses contra a Covid-19 conta com mais 277.290 doses da Pfizer/BioNTech, que serão utilizadas para aplicação da segunda dose e reforço. O novo lote, enviado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza nesta terça-feira (16).

Após desembarque na Capital, os imunobiológicos seguem para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), de onde são distribuídos de forma proporcional aos municípios cearenses, através de rotas aéreas e terrestres.

Eficácia comprovada

Mais de 12,4 milhões de doses foram aplicadas no Ceará, com o esquema vacinal básico já completado para mais de 5 milhões de cearenses. As Doses de Reforço e Adicional já chegaram a 361 mil pessoas. Os números indicam que 58% da população cearense já tomou as duas doses ou dose única do esquema vacinal básico. A primeira dose já está no braço de 71% da população do Estado.

A vacinação tem sido a principal ação para o combate à pandemia. Um gráfico desenvolvido pela Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação (Sevir) da Sesa comprova a eficácia da vacina contra a Covid-19. De acordo com a pasta, no momento em que a campanha de vacinação contra a doença foi universalizada, em maio, após as fases de grupos prioritários, a velocidade da imunização foi impulsionada, garantindo um controle maior da pandemia no Estado.

Os dados do gráfico mostram, por exemplo, que, no momento mais controlado do segundo semestre de 2020, os casos estavam em 4.311 por semana; em 2021, esse número caiu para 554 casos. A mesma diminuição é observada nos óbitos. A semana mais controlada do segundo semestre do ano passado teve 59 mortes. Na deste ano, somente quatro.

Passaporte da Vacina

Na última segunda-feira (15), passou a ser exigida a apresentação do passaporte da vacina para ingresso em restaurantes, bares e eventos em todo o Ceará. Para comprovar a vacinação, basta apresentar o Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19. Para isso, é necessário acessar o aplicativo Ceará App, que está em pleno funcionamento para sistema iOS e em implementação gradual para Android. Também é possível emitir o documento pela página ConecteSUS. Por esses canais, a partir de dados do CPF, é possível acessar e baixar o documento.