Roubos de cargas reduzem 34% de janeiro a outubro de 2021 no Ceará

16 de novembro de 2021 - 18:07 # # # #

Ascom SSPDS

O Ceará apresentou uma redução de 34% nos roubos de cargas, neste ano de 2021, em comparação ao mesmo período do ano passado. A retração nos dez primeiros meses é resultado da intensificação do trabalho realizado pelas Forças de Segurança no Estado. Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a partir de casos noticiados nas delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Entre janeiro e outubro deste ano, foram 35 roubos de cargas registrados no Estado. No ano passado, 63 ocorrências deste tipo foram contabilizadas. O gestor da SSPDS, Sandro Caron, destacou as ações de inteligência e a importância do reforço de equipes policiais para ações ostensivas e preventivas.

“Tivemos mais uma redução expressiva para o Estado no que concerne aos roubos de cargas. São mais de 30% de retração se comparado com o mesmo período do ano passado. Esse resultado é fruto de ferramentas tecnológicas colocadas à disposição da Segurança Pública, além de abordagens e trabalhos preventivos e ostensivos de policiais militares e investigações da Polícia Civil”, frisou Sandro.

Em relação aos trabalhos investigativos, a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) tem trabalhado junto a outras unidades da Polícia Civil e de forma integrada com a Polícia Militar do Ceará (PMCE). A unidade especializada tem focado em ações ininterruptas e em operações para identificar grupos criminosos envolvidos nos roubos em si e também na receptação desses bens. O delegado titular da DRFVC, Pedro Viana, explicou a redução deste número. Ele ressaltou a efetividade das apurações que culminam diretamente nas identificações e nos indiciamentos dos autores dos delitos.

“Temos feito um trabalho focado na repressão a esse tipo de crime. Tanto em roubos ocorridos na Capital, como na Região Metropolitana, pois, geralmente, os grupos que agem na Capital também atuam nas proximidades do município. O nosso intuito é trabalharmos sempre de forma rápida, logo que tomamos conhecimento sobre um crime. Dessa forma, conseguimos dar uma resposta rápida”, disse.

Outubro

Só no mês de outubro de 2021, houve uma redução de 33,3% nos roubos de cargas no Ceará. No décimo mês do ano passado, foram nove roubos. Neste ano, no mesmo período, esse número reduziu para seis.

Denúncias

A população pode contribuir com investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As informações podem ser encaminhadas ainda para (85) 3101-2489, telefone da DRFVC. O sigilo e o anonimato são garantidos.