PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Mais de 27 mil pessoas envolvidas em crimes e atos infracionais são capturadas nos dez meses de 2021

18 de novembro de 2021 - 12:02 # # # #

Ascom SSPDS


Desde o início de 2021, mais de 27 mil pessoas foram capturadas por envolvimento em crimes e atos infracionais no Ceará. As capturas, oriundas de flagrantes e cumprimentos de mandados, são resultados das ações estratégicas realizadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e por suas instituições vinculadas – Polícias Civil e Militar do Ceará.

Ao todo, foram 27.457 prisões e apreensões de janeiro a outubro deste ano, com média diária de 84 capturas. Os números foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

O resultado positivo é fruto de ações ostensivas e investigativas que seguem sendo realizadas através das Polícias Civil e Militar no Estado. As instituições focam no trabalho conjunto e realizam operações voltadas ao combate à criminalidade. Além da operacionalidade dos profissionais de segurança, o Ceará conta ainda com ferramentas tecnológicas e o apoio da área de inteligência das Forças de Segurança.

O secretário da SSPDS, Sandro Caron, reforçou a importância de integrar os trabalhos entre as Polícias cearenses com o uso de estratégias e da tecnologia. “Já ultrapassamos mais de 27 mil capturas nesses dez meses do ano. Esse aumento de pessoas capturadas envolvidas em crimes é resultado de uma maior utilização do uso da inteligência e o amparo às ações operacionais. Além disso, é importante destacar ainda, o uso de ferramentas tecnológicas que estão disponíveis para os nossos policiais. Essa integração é fundamental para continuarmos obtendo resultados positivos”, concluiu ele.

Mês a Mês

Somente no mês de outubro, 2.599 capturas foram contabilizadas. Desse total, em 13% das capturas também tiveram armas de fogo apreendidas (299 de 2.226); e em 18% tiveram drogas apreendidas (em 403 de 2.226). Ainda sobre o total de capturas no décimo mês de 2021, ao todo foram 2.199 prisões e apreensões em flagrante; e 400 foram por cumprimentos de mandados.

Já em setembro, o número de capturas foi de 2.646, com média diária de 88 prisões. Desse número, 2.216 foram de prisões e apreensões em flagrante e 430 são resultados de cumprimentos de mandados judiciais.

Programa de Recompensa

Nessa segunda-feira (15), Rogério Araújo de Freitas (27), conhecido como “Chocolate”, foi preso em uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) no município de Mombaça – Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do Estado. A prisão de “Chocolate” faz parte das prisões recentes de pessoas envolvidas com crimes, ocorridas neste mês.

O homem é apontado como integrante de um grupo criminoso que atuava no bairro Vila Velha (AIS 8) de Fortaleza. “Chocolate” integrava o Programa Estadual de Recompensa da SSPDS.