Planejamento em Saúde discute estratégias para 55 municípios do Norte cearense

18 de novembro de 2021 - 17:20 # # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN - Texto e Fotos

Desafios para o aprimoramento do sistema de saúde da região foram apresentados em reunião no HRN, em Sobral

A Superintendência Regional Norte da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) deu início, nesta quinta-feira (18), às oficinas do Planejamento Estratégico Regional. O evento foi realizado no auditório do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, reunindo cerca de 120 pessoas – entre prefeitos, secretários municipais de Saúde, técnicos da Sesa, da Superintendência e das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) que integram a Região de Saúde Norte, composta por 55 municípios. O titular da Sesa, Marcos Gadelha, participou do encontro de forma remota.

>> Oficinas reúnem gestores para definir Plano de Saúde Regional do Litoral Leste/Jaguaribe

Segundo a superintendente da Região de Saúde Norte, Mônica Lima, o objetivo da primeira oficina foi alcançado. “Apresentamos aos gestores o sistema regional de saúde, os principais desafios, os vazios assistenciais, e começamos a discutir o que precisamos melhorar para que a região Norte seja autossuficiente o máximo possível, para que os nossos habitantes sejam atendidos mais perto de casa e não precisem buscar serviços em outras regiões”, explica.


O secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, participou do evento de forma on-line

O planejamento contará com mais quatro oficinas, a serem realizadas até março de 2022. “Pretendemos identificar no sistema de saúde da Região Norte aqueles hospitais com potencial para oferecer mais do que oferecem e, durante essas oficinas, iremos escrever um Plano Regional de Saúde com projetos para a busca de recursos e inovação”, detalha Lima.

As diretrizes políticas do Planejamento Regional de Saúde (PRS) contemplam doenças crônicas não transmissíveis (doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade, doenças renais crônicas, oncologia), eixo materno-infantil, atenção psicossocial, cuidado à pessoa com deficiência e urgência e emergência (Traumato-ortopedia e Neurologia).