15ª edição do For Rainbow ocupará espaços diversos do complexo cultural a partir dessa sexta-feira (19)

19 de novembro de 2021 - 16:57 # # # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Texto
Guilherme Silva e Henrique Cardozo - Fotos

Com programação inteiramente gratuita mediante apresentação de passaporte vacinal e retirada de ingresso para os espaços fechados, o Festival traz exibição de filmes, apresentações cênicas e lançamento de publicação

Entre os dias 19 e 24 de novembro, a 15ª edição do Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero – For Rainbow ocupará espaços diversos do Dragão do Mar, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, com uma programação inteiramente gratuita, composta de exibições de cinema, dança, teatro e shows.  A abertura do Festival acontecerá nesta sexta-feira (19), às 18h40, no Cinema do Dragão, com a exibição do documentário “Transversais”, dirigido por Émerson Maranhão e produzido por Allan Deberton (‘Pacarrete’), que contará ainda com sessão extra, às 20h20. O filme sobre transexualidade traz pluralidade de vozes e experiências, apresentando o depoimento de quatro pessoas trans que resgatam suas histórias, seus processos de autodescoberta e jornadas.

Como evento cultural, o For Rainbow segue os mesmos protocolos dos eventos sociais. O acesso será condicionado à apresentação de passaporte vacinal, em meio físico ou digital, que ateste que o portador completou o ciclo vacinal, com duas doses ou dose única, há pelo menos 15 dias, acompanhado de documento de identificação. Para a programação que ocorrerá no cinema e teatro, é necessário retirar ingresso, sendo liberados até dois ingressos por pessoa, uma hora antes de cada programação, na bilheteria física dos espaços.  

Cinema

Na sala 2 do Cinema do Dragão, serão exibidos 24 curtas e 8 longas metragens e o acesso será mediante a retirada de até dois ingressos por pessoa na bilheteria do Cinema. Serão 30 horas de exibição de filmes nacionais e estrangeiros, entre curtas e longas-metragens nas Mostras: Feminino Plural, Mostra Educativa e Mostra Competitiva Internacional. Consolidado como um dos mais importantes espaços de debate e difusão do respeito à pluralidade sexual e de gênero no Brasil, o For Rainbow recebeu 1.520 filmes, de 101 países. A curadoria foi coordenada pelo jornalista e crítico de cinema Diego Benevides, e teve a participação de dois cineastas, a baiana Ceci Alves, e o paulista Rosa Caldeira. Os filmes concorrerão ao troféu Elke Maravilha nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Arte, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora. Os filmes também concorrerão ao prêmio João Nery, um reconhecimento dado às produções que abordam essencialmente a militância LGBTQI+ e o reflexo dessa atuação na vida das pessoas e ao Prêmio da Crítica, para Melhor Longa e Melhor Curta brasileiros.

Apresentações Artísticas

Além da exibição de filmes, o For Rainbow traz ao público performances e danças em formato livre; o espetáculo “Das que ousaram desobedecer”, da Cia. Bravia (Direção: Herê Aquino); o Lançamento da Cartilha “Além do Básico” (Alunas da Oficina de Artevismo para Mulheres da Escola Livre de Artevismo para Mulheres – BORAÍ); e os shows de Verónica Valenttino e Yasmim Shyrran, Jocasta Britto, Grupo Essas Mulheres com Macaúba do Bandolim,DJ’s e para encerrar a edição, a apresentação de Jeffe, com o show “Fases”. Mais detalhes sobre essas e outras atrações do Festival podem ser acompanhados nas redes sociais do @festivalforrainbow.

Sobre o Festival

O 15° For Rainbow tem apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult CE) e conta com patrocínio da Cagece, através da Lei de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura) e é uma realização do Centro Popular de Cultura e Eco-Cidadania (Cenapop). Em 15 anos, o evento tornou-se um festival de
referência da temática LGBTI+, como um importante aliado na construção de uma cultura que garanta dignidade e direitos iguais sem preconceito de gênero, orientação sexual, de crença, racial ou identitárias. 

Serviço:

15° Festival For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero

Período: De 19 a 25 de novembro de 2021
Local: Espaços diversos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar 81, Praia de Iracema)
Acesso gratuito com retirada de até dois ingressos para programações no Teatro Dragão do Mar e no Cinema do Dragão, na bilheteria dos espaços.
O acesso às programações ficará condicionado à apresentação do passaporte vacinal comprovando que o portador tenha tomado as duas doses ou dose única há pelo menos 15 dias.
Mais informações: www.forrainbow.com.br