Circula Ceará chega a Pacoti nesta terça-feira (23); Programação cultural vai até o dia 28

19 de novembro de 2021 - 15:21 # # # # # # # # # #

Ascom Secult - Texto
Paulo Winz e Freddy Costa - Fotos

Segunda etapa do projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realizado em parceria com a Funarte, que beneficia 141 artistas e grupos cearenses, vai promover ações culturais na região do Maciço de Baturité, de 23 a 28 de novembro

A cultura e a arte dos artistas e grupos cearenses continuam a percorrer o Ceará. Desta vez, a região do Maciço de Baturité é a próxima parada do projeto Circula Ceará, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte). Entre os dias 23 e 28 de novembro, a cidade de Pacoti será transformada no palco do Circula Ceará. Durante os dias de evento, os espaços públicos e equipamentos culturais da cidade serrana serão ocupados com espetáculos em diversas linguagens e também com atividades de formação. A programação é gratuita e aberta a todos os públicos. Para saber mais informações e acompanhar a programação, basta acessar o Instagram @circulace e @secultceara e o site www.secult.ce.gov.br.

Pesquisa do Cientista Chefe da Cultura

O Programa Cientista Chefe da Cultura, lançado pelo Governo do Ceará, por meio da Secult, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), também marca presença nas ações do Circula Ceará. Durante a circulação de artistas e grupos de cultura entre os municípios, que correspondem às 14 macrorregiões do Ceará, haverá a aplicação de pesquisas entre as pessoas que participam da programação do evento, fortalecendo assim a política cultural em nosso estado. Dessa forma, o programa se utiliza da produção de conhecimento como ferramenta para a tomada de decisões que busquem o aperfeiçoamento das políticas públicas de cultura do Ceará, proporcionando a inclusão social por meio da cultura.

Os participantes da edição do Circula Ceará em Canindé já podem responder à pesquisa clicando aqui.

Circula Ceará

Estimular a circulação de artistas e grupos e promover a formação e o acesso à arte e à cultura. Estes são os objetivos do Circula Ceará, projeto do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realizado em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), que acontecerá em 15 municípios, entre novembro de 2021 e maio de 2022, com 141 artistas e grupos cearenses, selecionados por meio de chamada. As cidades selecionadas correspondem às 14 macrorregiões do Ceará, que irão receber espetáculos artísticos, exposições fotográficas e intervenções urbanas. Entre os apoiadores do projeto estão as prefeituras dos municípios selecionados, a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Conselho Estadual dos Dirigentes de Cultura (Dicultura). Em Pacoti, a ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pacoti, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Estadual do Ceará (Uece). A produção é da Assum Preto Produções.

O Circula Ceará promove uma programação cultural que passará pelos equipamentos culturais dos municípios, levando também ações a espaços abertos. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secretaria da Cultura. Serão 7 meses de circulação com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses.

Ações institucionais

Paralelamente à circulação de grupos e artistas, a Secult Ceará promove uma série de ações institucionais que fortalecem a política cultural no estado. Pelos municípios selecionados serão realizados os Encontros dos Sistemas Setoriais Estaduais (de Museus, Teatros, Bandas de Música e Bibliotecas); oficinas específicas para fortalecer o Sistema Estadual de Cultura do Ceará, com atividades específicas de coordenadorias da Secult; os Encontros regionais dos Dirigentes Municipais de Cultura; e as pesquisas nos municípios em parceria com o Projeto Cientista Chefe da Cultura.

Cada cidade irá receber dois grupos de teatro, dois grupos de música, dois grupos de dança, um grupo de circo, um grupo de cultura popular e tradicional, uma exposição fotográfica, um projeto de intervenção urbana, uma oficina de acessibilidade cultural e uma mediação de leitura. De 7 a 11 de dezembro, Russas será o município contemplado, enquanto Horizonte receberá o projeto entre os dias 14 e 18 de dezembro.

Serviço

Circula Ceará

De 23 a 27 de novembro – Pacoti (CE)

Abertura
Data: 23 de novembro (Terça-feira)

Horário: 18h

Local: Câmara Municipal – Pacoti (CE)

Informações: Instagram @secultceara e @circulace

www.secult.ce.gov.br