Codes/SSPDS promove mais uma rodada de reuniões de enfrentamento aos crimes em Fortaleza e Maracanaú

19 de novembro de 2021 - 15:44 # # # # # #

Ascom SSPDS -Texto

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) promoveu, nesta semana, mais uma rodada das reuniões de integração nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Ceará, em busca de garantir o fortalecimento das redes de apoio e articulação institucional para o enfrentamento da violência e a promoção da defesa social nos territórios. Os encontros aconteceram em Maracanaú (AIS 12), na última terça-feira (16), no Centro (AIS 4), na quarta-feira (17) e no Antônio Bezerra (AIS 6), nessa quinta-feira (18).

“As constâncias dessas reuniões são fundamentais para que diversos atores sociais desses territórios possam estabelecer laços de confiança, trocando informações e divulgando serviços comunitários institucionais, além de agendas positivas. E, com isso, possibilitando diagnósticos a fim de garantir maior assertividade na prestação dos serviços públicos em sintonia com as prioridades apontadas pela comunidade”, informou o coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar.

Em Maracanaú, a reunião foi realizada no 3º Colégio da Polícia Militar Tenente Mário Lima e contou com a presença de representantes do 14º Batalhão da PMCE, de membros do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS), e de diversas instituições públicas, além de representantes do Conselho Tutelar, da Secretaria de Educação, da Câmara dos Dirigente Lojistas (CDL), da Defesa Civil, da Secretarias de Infraestrutura, da Secretaria de Segurança Municipal, da Guarda Municipal, oficiais da PMCE e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

“Um dos alunos do Colégio da Polícia Militar falou sobre a importância do protagonismo da juventude no contexto do desenvolvimento social, e aproveitou para repassar aos presentes um cordel de sua autoria, escrito em alusão à proteção dos direitos das mulheres”, ressaltou coronel Aguiar.

A reunião da AIS do Centro contou com o apoio do 5º Batalhão da PMCE. Já no encontro da AIS do Antônio Bezerra houve o envolvimento do 18º Batalhão, reunindo diversas instituições públicas e privadas, bem como representantes das comunidades dos bairros que fazem parte dessas Áreas Integradas de Segurança e de circunscrição desses batalhões. “Estamos buscando somar esforços em prol da pacificação territorial e da redução da violência. Seguimos fortalecendo pactos territoriais, ampliando a rede de apoio à política de segurança pública”, acrescentou.