FdC Digital: Caçadoras de asteroides vão revelar o encanto e os desafios da Astronomia

19 de novembro de 2021 - 13:51 # # # # #

Ascom Secitece - Texto

Nicole Oliveira e Larissa Paiva serão as atrações da palestra master do dia 26 de novembro, às 19h

O fascínio pelo céu acompanha as cientistas-mirins Nicole Oliveira, de apenas oito anos, e Larissa Paiva, a “Larittrix”, de 16 anos, desde muito cedo. Essa curiosidade por tudo o que compõe o espaço sideral fez delas destaques no programa internacional “Caça-Asteroides”, iniciativa da Agência Espacial Americana NASA em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

As duas estudantes integram a programação do último dia da Feira do Conhecimento Digital, dia 26 de novembro (sexta-feira). Elas vão falar um pouco sobre a participação no programa internacional e os desafios de colocar em prática os estudos em Astronomia. A palestra master “Os Caça-Asteroides” terá início às 19 horas e contará com as presenças do diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Dermeval Carneiro, e da coordenadora geral de Popularização da Ciência do MCTI, Silvana Copceski.

Nicole Oliveira, de apenas oito anos, é destaque no programa da Nasa/MCTI

Popularização da Astronomia entre crianças e jovens

“Estou muito feliz pelo convite para participar da Feira do Conhecimento e por poder falar pras pessoas sobre o quanto é importante fazer Ciência e participar de programas como o ‘Caça-Asteroides’, que transformam as crianças em cientistas-cidadãs e contribuem com a humanidade”, destaca Nicole, que também é divulgadora científica. A alagoana residente em Fortaleza é considerada a astrônoma amadora mais jovem do mundo e já detectou trinta asteroides no programa da Nasa/MCTI. As descobertas estão em análise pela agência espacial norte-americana e, caso sejam confirmadas, Nicole poderá entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes, como a pessoa mais jovem a descobrir um asteroide.

Larissa Paiva (“Larittrix”), de 16 anos, é destaque no programa da Nasa/MCTI

Do interior do Ceará, a estudante Larissa Paiva, ou “Larittrix” (como é conhecida) vê na Feira do Conhecimento uma oportunidade de popularizar a Astronomia, a partir da sua experiência como caçadora de asteroides. “Espero levar um pouco da educação em Astronomia, que considero tão importante, porque é sobre reconhecer que não basta contemplar o céu, é possível aprender e descobrir muito sobre ele. Ao compartilhar esse aprendizado com outras pessoas seremos capazes de contribuir com a educação de nosso estado e país. Espero que as pessoas que assistirem se sintam inspiradas e motivadas a fazerem o mesmo. Isso me deixa com os olhos brilhando e um sorriso estampado no rosto”, revela a jovem cientista.

Como participar da FdC Digital

A quinta edição da Feira do Conhecimento Digital será realizada dos dias 24 a 26 de novembro de 2021. O evento será 100% online pelo segundo ano consecutivo e para participar da programação, que é inteiramente gratuita, os interessados deverão se inscrever no site https://www.feiradoconhecimento.com.br.

A FdC Digital é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com patrocínio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e os visitantes poderão conferir toda a programação, acessar os estandes por assuntos de interesse, além de assistir às palestras. São 40 horas de conteúdo gratuito e os participantes receberão certificado.

Serviço

Feira do Conhecimento Digital 2021 (FdC)
Palestra master “Os Caça-Asteroides”, dia 26 de novembro, às 19 horas, na Arena Ciência
Evento 100% virtual e gratuito
Inscrições e programação completa em www.feiradoconhecimento.com.br