Governo do Ceará participa de reunião técnica sobre Hidrogênio Verde com IFCE, Uece e instituição de pesquisa alemã

19 de novembro de 2021 - 14:05 # # # # # #

Ascom Casa Civil -Texto

A Casa Civil do Governo do Ceará participou da reunião técnica “Hidrogênio Verde: o IFCE no contexto do hidrogênio verde – projetos e parcerias”, realizada nessa quinta-feira (18), no campus avançado do Instituto Federal do Ceará (IFCE) no Pecém. O objetivo do encontro foi desenhar um conjunto de estratégias e ações de desenvolvimento com o Instituto Fraunhofer Gesellschaft, da Alemanha, e com o grupo de trabalho da área temática de hidrogênio renovável no âmbito do programa Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EnergIF).

O secretário executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil, Célio Fernando, esteve presente representando o governador Camilo Santana. O gestor lembrou a recente participação do Estado na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 – COP 26, com um pronunciamento sobre o Ecossistema de Transição, os Mangues, entre o Bioma da Caatinga e o Bioma Marinho, ratificando os compromissos climáticos assumidos e fortalecendo a posição em prol do Hidrogênio Verde. “Sabemos que teremos veículos híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio no novo desenho da mobilidade urbana, o avanço no Saneamento Básico, nos ordenamentos de uma economia circular, biológica e técnica, principalmente nas águas de reuso, no esgotamento sanitário, e resíduos sólidos na transformação inclusive do metano. Embora tenhamos uma história na hidrologia do Estado, com escassez de recursos hídricos, avançamos em outras soluções de segurança hídrica como tecnologias condensação que estão avançando com a energia limpa” destacou.

O Programa EnergIF, em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, atualmente se configura como um programa nacional de governança e busca aprimorar os trabalhos desenvolvidos pelas instituições da Rede Federal, mediante a identificação de sinergias e o direcionamento estruturado de recursos. Pautado num arcabouço robusto de estratégias e ações, o programa visa a maior eficiência no uso de recursos públicos, excelência na gestão energética e a ampliação da oferta de cursos e profissionais para sociedade brasileira no segmento das energias renováveis e da eficiência energética.

“Os centros de pesquisa e a Rede de Educação de Excelência demonstram a capacidade de inteligência para os projetos das Energias Renováveis e o consequente Hub do Hidrogênio Verde, fortalecidos pela Cooperação existente entre o IFCE e a Uece, que trabalham em conjunto e na mesma direção patrocinando os esforços de seus pesquisadores para o completo êxito desse momento tão partícula para o Estado do Ceará. O agir e o esperançar têm um discurso uníssono para a nossa estratégia climática global ruma ao Hub do Hidrogênio Verde em nosso estado”, pontuou o secretário executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil.

Participaram: Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet), FIEC/CIC, IFCE, Universidade Estadual do Ceará (Uece), MEC, Instituto Fraunhofer Gesellschaft e Prefeitura Municipal de Caucaia.