Fortaleza registra redução de 17% nos roubos de veículos entre janeiro e outubro de 2021; Ceará também apresenta retração

22 de novembro de 2021 - 17:24 # # # # # #

Ascom SSPDS

O trabalho das Forças de Segurança do Ceará resultou na redução de 17,1%, entre janeiro e outubro de 2021, dos roubos de veículos em Fortaleza. A retração foi registrada em comparação ao mesmo período do ano passado, conforme dados compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp/SSPDS), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Nos dez primeiros meses do ano de 2021, foram registradas 3.537 ocorrências de roubo de veículos, contra 4.268 roubos no mesmo período do ano passado. No Estado, também houve retração durante esses meses. Em 2021, o acumulado é de 6.593 roubos, contra 7.334 no ano passado, representando uma redução de 10,1%.

De acordo com o delegado Pedro Viana, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), o desempenho positivo comprova que o trabalho integrado das Polícias Civil e Militar, com apoio da tecnologia e inteligência, é benéfico à sociedade cearense. Ele cita que o trabalho da Geesp também é importante, pois possibilita que as Forças de Segurança consigam acompanhar locais, dias e horários com maior incidência de ocorrências.

“A DRFVC, por exemplo, tem um banco de dados com diversos indivíduos envolvidos em tais crimes e faz um constante monitoramento dos integrantes de grupos especializados em tais delitos. Há também um constante trabalho de fiscalização em sucatas, oficinas e desmanches de veículos, pois parte dos veículos roubados são desmanchados para alimentar o mercado clandestino de venda de peças de veículos usados. Atacamos o receptador e assim diminui o roubo, pois muitas vezes os roubos de veículos são encomendados por receptadores”, detalha o delegado.

Em uma ação mais recente, registrada pelo Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), com apoio do Sistema Agilis, um carro roubado no bairro Praia de Iracema, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza, foi recuperado no domingo (20), uma hora após o crime, no Centro (AIS 4). Dois suspeitos foram capturados.

Redução de furtos

Ainda, conforme os dados da Geesp, Fortaleza também mantém redução, entre janeiro e outubro de 2021, nas ocorrências de furtos de veículos. Enquanto nos dez primeiros meses deste ano, foram 1.862 furtos, no ano passado foram 2.127 no mesmo período, o que representa uma retração de 12,5%. Em todo o Ceará, aconteceram 3.263 furtos, contra 3.413 no mesmo período, em 2020. A redução é estimada em 4,4%.