Segurança do paciente: Papo Saúde ESP discute prevenção às lesões por pressão

22 de novembro de 2021 - 14:42 # # # # # #

Daniel Araújo e Jéssica Fortes - Ascom ESP/CE e HM - Texto
Júlio Lopes - Arte gráfica

Também conhecidas como úlceras ou escaras, as lesões por pressão ocorrem em função de uma pressão intensa e prolongada na pele. Geralmente acometem pessoas acamadas ou ocorrem pela interrupção da circulação sanguínea e morte celular em determinada área do corpo. Diante deste problema de saúde que pode abalar tanto a saúde física quanto a emocional do paciente, a prevenção torna-se fundamental. Em novembro, comemora-se o Dia Mundial de Prevenção à Lesão por Pressão. Neste ano, a data, que é móvel, foi celebrada no último domingo (21). E o Papo Saúde ESP desta terça-feira (23) destaca a importância do tema com mais uma transmissão ao vivo pelo perfil da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) no Instagram.

Com o tema Segurança do paciente: a importância de prevenir a lesão por pressão, a live, que ocorre a partir das 19h30, recebe como convidada a coordenadora do serviço de Estomaterapia do Hospital de Messejana e presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia – Seção Ceará, Aurilene Lima. A mediação será feita pela coordenadora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha.

As pessoas responsáveis por cuidar de pacientes em tratamento hospitalar ou domiciliar têm um papel importante, pois são eles os responsáveis por trabalhar essas estratégias preventivas. Entre as formas mais eficazes de prevenção, estão: higiene corporal; mudança da posição do paciente em intervalos de até duas horas; avaliação diária da pele para intervenção ao menor sinal de lesão; não arrastar o paciente na cama ou leito – e, sim, movimentá-lo por meio do posicionamento do lençol; entre outras medidas.

“A prevenção é o grande foco. Precisamos mostrar os danos que uma lesão pode causar ao paciente e, mais do que isso, precisamos orientar sobre as formas de prevenção. O método mais eficaz é o reposicionamento e a mudança de decúbito constante, no mínimo a cada duas horas, de modo que as áreas de pressão sejam redistribuídas”, explica Aurilene Lima.

Conscientização

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da Rede Sesa, conta com uma equipe de estomaterapia que constantemente atua na conscientização e no alerta sobre a gravidade do problema e as formas de preveni-lo. A unidade hospitalar possui uma equipe de nove enfermeiras e duas técnicas de Enfermagem que atuam tanto em nível ambulatorial quanto em nível hospitalar.

Como forma de conscientizar profissionais, pacientes e acompanhantes, a ESP/CE, em parceria com o Hospital de Messejana, produziu vídeo informativo sobre o tema. São relatos reais de pacientes atendidos pelo serviço do HM. O material ressalta a importância de manter a integridade da pele do paciente acamado, evitando danos.

Papo Saúde ESP

Segurança do paciente: a importância de prevenir a lesão por pressão
Quando: terça-feira (23), a partir das 19h30
Acesse o perfil da ESP/CE no Instagram