Governo do Ceará entrega brinquedropraça e academia ar ao livre na comunidade Babilônia em Fortaleza

23 de novembro de 2021 - 18:07 # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil Texto
Ariel Gomes Fotos

O Governo do Ceará entregou nesta terça-feira (23), uma brinquedopraça e uma academia ao ar livre na comunidade Babilônia, no Novo Residencial Jardim Castelão, no bairro Passaré, em Fortaleza. O evento foi transmitido pelas redes sociais e foi comandada pela secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, e contou com as presenças do vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, representando o prefeito da Capital cearense, e o vereador Pedro França.

Como política permanente, o Mais Infância Ceará está consolidado no Estado e vem estruturando os municípios com equipamentos para o desenvolvimento de todas as crianças em sua primeira infância.

“Não existe no país uma lei de estado, essa política de estado, que tenha tanta entrega de equipamentos. Então, hoje a tarde é de vocês, a tarde da criançada e eu trago aqui um abraço enorme do nosso Governador Camilo Santana, e da nossa primeira-dama Onélia Santana. Ela, que está conosco à frente do programa Mais Infância, e que tem muito a fazer ainda por toda a comunidade. Por isso, eu quero abraçar toda a comunidade, as mãezinhas, as crianças, aquelas que não vieram até aqui, vocês que estão até aí, muito obrigada pela presença de vocês todas. Temos o sonho de implantar para todos aqui o Cartão Mais Infância. E digo, crianças utilizem essa praça, ela é de vocês. Cuidado com ela, cuidado com todos os equipamentos porque vai ficar aqui para vocês. Do lado de cá, as crianças brincam; do lado de lá, a família se exercita. Que a família, pais, mães, avós, tios integrados com a criançada que aqui está. Portanto, utilizem bastante tomem de conta”, ressaltou Socorro França.

O investimento é de cerca de R$ 190 mil. O Programa Mais Infância Ceará chega a 319 equipamentos entregues com a inauguração, sendo 162 brinquedopraças.

Para o vice-prefeito, esse equipamento que a comunidade recebe do Governo do Estado vai melhorar a vida e o dia a dia das famílias da Babilônia. “Eu e o prefeito Sarto trabalhamos para que a gente possa melhorar a qualidade de vida e reduzir as desigualdades. Por isso, é importante ter esperança. A gente precisa acreditar, e trabalhar para melhorar a vida de todos. Quero parabenizar o projeto “Sonhando e Realizando”, pois só realiza quem sonha, e quem não sonha não pode realizar nada. Então, quando eu olho para essas crianças aqui presentes, percebo o quão é importante o trabalho do projeto Mais Infância, da primeira-dama Onélia Santana”, apontou Élcio Batista.

Equipamentos

A brinquedopraça entregue possui área de 303m² com gradil, piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola. O Estado oferta os equipamentos e cabe às prefeituras garantir a conservação da praça e a manutenção dos brinquedos.

A academia ao ar livre, com área total de 90m², possui 12 equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. São simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, simulador de esqui, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multi exercitador com seis funções, todos com placas de orientação para atividade correta.

A alegria estava estampada no rosto da Dona Verônica da Silva. Acompanhada do filho e de um neto, ela colocou uma barraquinha de bombons e salgados na frente do equipamento. “Tenho três filhos e um neto, e ter essa brinquedopraça é de extrema importância, não tínhamos lazer na comunidade. Bom que as crianças têm um lazer, têm onde brincar. Tem onde se divertir um pouco. E aí, eu coloquei minha banquinha pra vender também, dá uma renda extra pra gente. Bom que tira as crianças de dentro de casa, para sairem mais dos aplicativos de celular de jogos, e podem se encontrar aqui pra conversar, para brincar”, disse.

Educação Ambiental

O Mais Infância Ceará se preocupa em despertar na criança a importância do ecossistema e garantir um espaço do brincar mais agradável. O contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável.

Por isso, desde o fim de 2019, nas entregas de Praças Mais Infância, Centros de Educação Infantil e Brinquedopraças são realizados plantios nos equipamentos entregues e doações para a população local de mais de sete mil mudas de plantas arbóreas, frutíferas e ornamentais. A ação é executada pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) com o auxílio de crianças da região.

Na solenidade, foram entregues dez mudas de angico, dez de ipê roxo, 20 de ingá, dez de cajá, 20 de tamarindo e dez de caraúba.