FdC Digital é aberta oficialmente e segue até sexta (26) com programação virtual e gratuita

24 de novembro de 2021 - 15:36 # # # # # #

Ascom Secitece - Texto e foto

Live de abertura contou com a participação dos principais representantes do ecossistema estadual de Ciência e Tecnologia

Nesta quarta-feira (24), data em que se comemora mundialmente o Dia da Ciência, foram iniciadas as atividades da 5ª edição da Feira do Conhecimento Digital, em solenidade virtual pela manhã. Esteve à frente da cerimônia o secretário da Secitece, Inácio Arruda, que ao lado dos dirigentes das universidades estaduais (Uece, UVA e Urca) e das vinculadas Funcap, Nutec e Centec, declarou aberto oficialmente o evento, com programação gratuita e que segue até sexta-feira (26 pelo site www.feiradoconhecimento.com.br.

Após a apresentação artística do Coral da Uece, Inácio destacou em sua fala o caráter simbólico da data. “Este dia marca o início da FdC e os debates mundiais pelo Dia da Ciência, que foi estabelecido pelas Nações Unidas com o objetivo de popularizar o conhecimento científico, algo fundamental, sobretudo neste momento de negação da Ciência por forças conservadoras, principalmente aqui no Brasil”, explicou.

O secretário da Secitece aproveitou para agradecer aos parceiros desta edição da FdC e enalteceu a presença ativa das universidades estaduais e das Faculdades de Tecnologia Centec (Fatecs), “que compreenderam bem a importância de ‘colocar na rua’ o que está sendo produzido dentro das unidades” – numa ideia de democratização do saber científico e de luta pela valorização do conhecimento.

Inácio também destacou o papel da Funcap, principal agente estadual de fomento da Ciência, que tem investido recursos na capital e no interior, alinhada com as diretrizes do Governo do Estado e da Secitece em benefício dos cearenses, mesmo em momentos críticos como o da pandemia.

A live de abertura da 5ª edição da FdC Digital contou com as seguintes presenças: reitor Hidelbrando Soares (Uece); reitor Francisco do Ó Lima Junior (Urca); reitor Fabianno de Carvalho (UVA); presidente Silas Alencar (Centec); presidente Francisco Magalhães (Nutec); presidente Tarcísio Pequeno (Funcap); chefe-geral substituto José Roberto Vieira Junior (Embrapa Agroindústria Tropical); secretários executivos Francisco Carvalho e Carlos Décimo (Secitece) e coordenadora Flaviana Pereira (Secitece).

Números

Pelo segundo ano consecutivo, a FdC é realizada 100% digital, proporcionando aos participantes uma experiência única e inesquecível, em um ambiente imersivo em realidade virtual. Ao longo de três dias, serão mais de 70 conferencistas nacionais e internacionais, que ministrarão mais de 30 palestras sobre ciência, tecnologia, educação, empreendedorismo, entre outros assuntos ligados ao universo do conhecimento. São 40 horas de conteúdo gratuito, com direito a certificado.

Os mais de 3600 visitantes já inscritos para a 5ª edição estão tendo a oportunidade ainda de percorrer cerca de 70 estandes de várias empresas e instituições que ocupam Pavilhão de Exposições em formato 3D.

Programação do primeiro dia (24) – quarta-feira

Seminário Paulo Freire – As atividades da FdC Digital desta quarta-feira (24/11) incluem uma programação especial em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira. O “Seminário Paulo Freire” reúne especialistas que abordarão o legado de um dos personagens mais importantes da pedagogia mundial.

A primeira atividade terá início às 10h, com a mesa redonda “Educação e Ciência como prática de liberdade” e participação de nomes como Ruth Cavalcante (Centro de Desenvolvimento Humano); Reinaldo Matias Freuri (Instituto Internacional Paulo Freire), Elisabete Carlos do Vale (UEPB), Nereide Saviani (PUC-SP) e Sandra Gadelha (Uece).

Logo mais, às 14h30, a mesa redonda “A Pedagogia do oprimido e da esperança” contará com as presenças de Luiz Oswaldo Santiago (Fecles/Uece); Nelino José Azevedo (UFPE); Roseane Zimmer (PUC-RS); Agostinho Rosas (UFPE); Kellynia Farias (Uece) e Cândido BC Neto (Secitece).

Às 16h15, a mesa redonda “O legado de Paulo Freire para Brasil e para o mundo” finalizará a programação do Seminário, reunindo nomes como Cidoval Morais (UFPB); João Batista Figueiredo (UFC); Amanda Gomes (Uece) e Mônica Martins (Uece).

Educação disruptiva – As novas soluções para a melhoria do aprendizado e a educação na era digital também serão debatidas na Feira do Conhecimento, no dia 24 de novembro. Às 17h30, a palestra “O uso das tecnologias digitais na formação leitora” ficará por conta de Letícia Reina, gestora educacional da Árvore, plataforma de leitura digital que busca democratizar o acesso à leitura e formar novos leitores por todo o país.

Às 19h, Débora Garofalo comandará a palestra master, com tema “Educação Disruptiva”. A palestrante é primeira mulher brasileira e primeira sul-americana a ser finalista no Global Teacher Prize, considerado o “Nobel da Educação”. Garofalo também figura entre os dez maiores professores do mundo.

Corredores Talks – A FdC Digital contará com a participação do Programa Corredores Digitais, maior desenvolvedor de negócios inovadores do Estado, por meio de palestras sobre empreendedorismo, gerenciamento, metodologias e tendência para os próximos anos.

Confira a agenda: às 15h, haverá a abertura da edição 2021 do programa; às 15h25, o talk “Jornada Empreendedora do perrengue ao crescimento”, com presenças de Clara Bidorini (Startup BD Manager na Amazon Web Services), Juliana Binatti (Founder & CPO na Pismo) e Sara Aragão (Gestora da Área de Parcerias do Corredores Digitais); às 16h10, “O futuro da tecnologia em nuvem”, com participações de César Martins (Executivo de Vendas Oracle Cloud), Maria Carolina Faria (Líder de estratégia de GovTechs para a Oracle Cloud) e Anne Pereira (Gestora de Criação Corredores Digitais); e às 16h55, Marília Coelho (Gestora de Tração Corredores Digitais) falará sobre “Criando produtos que os clientes querem”, com Larissa Lima (COO & Co Founder na Mercadapp) e Thiago Melo (Global Product Manager na BEES – Ambev).

Arena Tecnologia – Durante o período da tarde, a FdC Digital contará com a participação de Rafael Lozano, country manager Brazil da Ellalink, empresa responsável pelos cabos submarinos que ligam Brasil a diversos continentes a partir de Fortaleza, para falar sobre o tema “Conectando o Mundo para o Futuro”, das 15h às 16h. “Indústria 4.0” será o tema do bate-papo comandado por Gustavo Leal Sales Filho, diretor de Operações do Senai, a partir das 16h15.

Já às 17h30, o evento recebe Joel Rodrigues, professor da Faculdade Senac/CE e líder em Pesquisa & Desenvolvimento do Sistema Fecomércio/CE, que também é fellow do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), maior organização técnica profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade. O docente abordará o tema “Alavancando ambientes inteligentes com Internet das Coisas (IoT)”.

Como participar da FdC Digital

Para participar da programação, que é inteiramente gratuita, os interessados devem se inscrever no site https://www.feiradoconhecimento.com.br. A FdC Digital é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com patrocínio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Serviço

Feira do Conhecimento Digital 2021 (FdC)
Dias 24, 25 e 26 de novembro de 2021
Evento 100% virtual e gratuito
Inscrições e programação completa em www.feiradoconhecimento.com.br