Comitiva do Governo da Bahia conhece experiências de planejamento e gestão do Ceará

25 de novembro de 2021 - 16:59 # # # #

Dháfine Mazza - Ascom Seplag Texto
,span>Dennis Moraes Foto

Buscando conhecer os processos e instrumentos de planejamento, elaboração, execução e avaliação das ações do Governo do Ceará, uma equipe formada por técnicos da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan-BA) e de outros órgãos da administração baiana visitou, na última semana, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). De acordo com o orientador da Célula de Gestão para Resultados da Coordenadoria Especial de Gestão Estratégica do Planejamento e Orçamento da Seplag-CE, Everton Cabral Maciel, foram apresentadas todas as etapas do processo de planejamento do Governo do Ceará, incluindo o detalhamento dos instrumentos utilizados.

O técnico da Diretoria de Planejamento Econômico da Seplan-BA, Francisco Vidal, destacou a qualidade da equipe e dos processos do Governo do Ceará e a importância do intercâmbio de conhecimentos e experiências com outros governos para o aprimoramento das ações de planejamento do Governo da Bahia. “Viemos com a intenção de fazer um levantamento das práticas de planejamento, monitoramento e orçamento do Governo do Ceará. Encontramos uma equipe bastante qualificada e comprometida que nos mostrou o passo a passo de como o Plano Plurianual (PPA) e outros instrumentos de planejamento são desenhados, incluindo a sua concepção, elaboração, execução, monitoramento e avaliação. Com esse levantamento que estamos fazendo também em relação a outros estados, como Maranhão, Piauí e Pernambuco, nós pretendemos, ao final, aprimorar os nossos próprios processos de planejamento e de elaboração do PPA no Governo da Bahia”, disse.

A qualidade dos instrumentos de planejamento utilizados pelo Governo do Ceará também chamou a atenção do coordenador de Governança Territorial do Governo da Bahia, Vanduy Cordeiro. “Essa visita ao Ceará foi muito importante por conta da riqueza que nós encontramos aqui em relação aos instrumentos de gestão que a Seplag-CE e o Ipece nos mostraram e à capacidade produtiva das equipes que aqui trabalham”, afirmou, acrescentando que foram encontradas novidades, sobretudo nos campos de gestão e produção, que serão levadas para o Governo da Bahia.

Além de exaltar a importância da troca de conhecimentos para o aprimoramento do processo de planejamento do Governo da Bahia, a técnica da Coordenação de Contas Regionais e Finanças da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Poliana Peixinho, destacou a relevância do espaço de compartilhamento de informações entre os governos e disse que “estão abertos para que o Ceará conheça as experiências da Bahia”.