Helv realiza ação educativa para profissionais de saúde sobre higienização correta das mãos

25 de novembro de 2021 - 15:33 # # # # #

Débora Morais - Ascom Helv - Texto e fotos

A contaminação nestes membros pode ocasionar diversos problemas de saúde

As frases “Lave as mãos” ou “Higienize as mãos com álcool em gel” estão espalhadas por todos os lugares. Com a disseminação da Covid-19, a higienização das mãos é uma das recomendações mais repetidas – assim como o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento social –, visto que a contaminação nestes membros é responsável por alguns diagnósticos, como diarreia, resfriado e gripes. A importância da limpeza adequada das mãos foi reforçada por meio de atividades realizadas, nesta semana, no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

O objetivo foi conscientizar não só a equipe da assistência, mas também profissionais de setores administrativos que não têm contato direto e regular com pacientes. A orientação é sublinhada pela coordenadora da SCIH do Helv, Glaura Fernandes. “Esse é um hábito que a gente tem que ter desde a infância. Principalmente agora nesse momento com o vírus da Covid-19, a gente voltou a dar importância a esse passo a passo tão simples que tínhamos no nosso dia a dia, respeitando a técnica correta da higienização das mãos, porque isso impactou diretamente na qualidade do nosso atendimento, para proteção do paciente e profissional da saúde”, ressalta.

Até o fim desta semana, a equipe da SCIH estará com uma estação de treinamento pelos andares assistenciais do hospital, realizando intervenções com as equipes. A proposta é chamar a atenção para ações preventivas, reforçando que, toda vez que o profissional de saúde for interagir com o paciente, deve-se lavar as mãos ou utilizar álcool em gel.

A técnica de Enfermagem Karoline Andrade participou da ação promovida pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

A coordenadora de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do equipamento, Isakelly Ramos, estava presente durante as atividades. Ela reafirma a relevância dessa prática dentro dos setores. “Esse é um passo primordial para a assistência do paciente que oferece um cuidado seguro, porque nós, profissionais, nos movimentamos muito em vários ambientes e esse hábito impede a contaminação cruzada”, diz.

“Esses treinamentos são muito importantes para evitar o risco de contaminações nas UTIs e comprova que a lavagem das mãos é uma metodologia muito eficaz e ajuda no processo de trabalho”, acrescenta a técnica de Enfermagem Karoline Andrade, que atua no mezanino do hospital.

A iniciativa busca, ainda, fazer com que os trabalhadores repassem o conhecimento a outros profissionais. Ao fim da ação, os participantes recebem um kit com álcool em gel.