Izolda Cela recebe Cônsul-Geral belga e debate formas de estreitar laços comerciais com o Ceará

25 de novembro de 2021 - 14:49 # # # # #

Ascom Vice-governadoria - Texto e fotos

A vice-governadora Izolda Cela conversou, na manhã desta quinta-feira (25), com o cônsul-geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Daniel Dargent. O encontro, além de debater maneiras de estreitar os laços comerciais entre Ceará e Bélgica, também serviu para apresentar o embaixador, no cargo desde setembro de 2020, para as autoridades cearenses. A reunião aconteceu na sede da Vice-Governadoria, em Fortaleza.

Izolda Cela analisa positivamente uma possível aproximação entre o estado e o país europeu. Para a vice-governadora, o Ceará possui bastante potencial a ser aproveitado. “Nós acompanhamos essa realidade que o Ceará pode se fortalecer bastante a partir do seu potencial, do seu esforço já há alguns anos, com o comprometimento de muitos, em um nível importante de sustentabilidade e também com equilíbrio em diversas áreas”, disse.

Daniel Dargent lembrou a importância geográfica da Bélgica em relação aos outros parceiros europeus, além de citar o potencial econômico do estado. “A Bélgica é uma verdadeira porta de entrada comercial para a Europa. As empresas cearenses podem e devem se aproveitar deste fato. Vejo um enorme e importante potencial no Ceará”, explicou.

Também estiveram presentes o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), Maia Júnior, o secretário para Assuntos Internacionais, César Ribeiro, o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), Inácio Arruda, o cônsul adjunto belga no Rio de Janeiro, Brent Van Tassen, o cônsul honorário belga no Ceará, Ricardo Bacelar, além do comissário de negócios para a Agência de Exportação e Investimento Estrangeiro da Valônia, Rodrigo dos Santos.

Avanços do Ceará

A vice-governadora também salientou no encontro os avanços recentes do Governo do Estado em outra questão interessante para a comitiva belga: as energias renováveis. “Acho que nós temos no Ceará uma ambiência muito favorável para que nós possamos olhar, em um futuro próximo, com muito otimismo para essa agenda de energia renováveis, que temos em comum”, pontuou.

Maia Júnior corroborou com a fala e aproveitou para citar o HUB de Hidrogênio Verde do Ceará, instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) neste ano. “O estado realiza hoje diversas ações voltadas para se tornar atrativo dentro do cenário das energias renováveis. Somos líderes na produção de energia solar, eólica e agora também estamos evoluindo e desenvolvendo avanços para o hidrogênio verde. Vamos ampliar as nossas oportunidades”, finalizou.