Pentecoste ganha brinquedopraça e academia ao ar livre

25 de novembro de 2021 - 18:14 # # # #

Fhilipe Augusto - Comunicação Institucional Texto
Ariel Gomes Fotos

A 163ª brinquedopraça construída pelo Governo do Ceará foi entregue, nesta quinta-feira (25), em Pentecoste. O município também foi agraciado com uma academia ao ar livre. O investimento total foi R$ 163 mil. Com a entrega desses dois equipamentos, o Programa Mais Infância já chegou às 320 obras concluídas e inauguradas no estado. A secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, participou da solenidade ao lado do prefeito João Bosco.

 

A brinquedopraça tem 250m² e tem estrutura projetada para ser um espaço de lazer para crianças com toda a segurança necessária. O equipamento possui gradil, piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos (duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola).

A titular da SPS destacou o projeto em curso no Estado para fortalecer o crescimento saudável e seguro das crianças. “O Ceará tem feito uma política pública voltada para o desenvolvimento infantil que é única no Brasil. É Praça Mais Infância, brinquedopraça, brinquedocreche. São tantos equipamentos que agregam os pilares do desenvolvimento infantil que a gente passaria horas conversando aqui”, pontuou Socorro França.

Já a academia ao ar livre foi feita em uma área de 90m² e conta com 11 equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. São eles: simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para atividade correta. “Estamos entregando a brinquedopraça e ao lado dela uma academia, que é para enquanto as crianças brincarem a família esteja se exercitando e a gente tenha uma relação família-criança muito forte”, destacou a secretária Socorro França.

Espaço para a família

Mãe de três crianças, Conceição Silva fez questão de ir ver de perto como ficou a nova brinquedopraça. Acompanhada de Felipe, seu filho do meio, a dona de casa ficou encantada com a estrutura e disse que irá marcar presença sempre que possível com sua família. “Maravilhosa, né? Vai ser muito boa para ocupar a mente das crianças. Isso aqui é necessário. Nós, que somos pobre, não temos condições de levar um um filho em um parque (pago). Então, é uma área de lazer, um momento da criança ter esse contato com outras crianças, desenvolver. Só temos a agradecer”, ressaltou Conceição.

Os equipamentos são feitos em uma parceria do Governo do Ceará com as prefeituras, ficando a cargo delas garantir a conservação e manutenção dos espaços. João Bosco comemorou mais uma obra do Estado no município, em especial por ser voltada para aqueles que formarão as futuras gerações. “Gostaria de agradecer o Governo do Ceará as obras que trouxe para o nosso município, principalmente as que são para as crianças. A gente vai trabalhando cada vez mais para melhorar a vida de nossas crianças para que sejam grandes homens e mulheres”, enfatizou o prefeito de Pentecoste.

Conscientização ambiental

Como já é de costume nas inaugurações dos equipamentos do Programa Mais Infância, a exemplo das brinquedopraças e Centros de Educação Infantil (CEIs), mudas de plantas arbóreas, ornamentais e frutíferas foram distribuídas à população pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). A ideia é fomentar a conscientização ambiental nas crianças, além de contribuir para cidades mais verdes. De 2019 até os dias atuais, mais de 7 mil mudas foram distribuídas em solenidades como a de hoje.