Sedet, em parceria com a Prefeitura de Acaraú, promove curso para marisqueiras

25 de novembro de 2021 - 11:12 # # # # #

Ascom Sedet

Estimular o empreendedorismo, agregando valores à produção de mariscos. Foi com esse objetivo que nos dias 16 a 18 de novembro foi realizado um curso de boas práticas de manejo para marisqueiras do Distrito de Aranaú, em Acaraú, litoral oeste do Ceará . A capacitação promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), em parceria com a Prefeitura de Acaraú, foi coordenada pelo engenheiro de pesca da Secretaria Executiva do Agronegócio da Sedet, Marcus Borges Leite, e teve a participação de 19 marisqueiras da Região.

Além de boas práticas de manejo, o curso também abordou higienização, processamento e gastronomia dos mariscos. “Em Acaraú existe uma grande biodiversidade dos recursos marinhos e o distrito de Aranaú apresenta uma imensa produção desses recursos em suas praias, mangues e camboas. Sem falar no potencial turístico, as belezas naturais e uma gastronomia rica com sabores do mar”, afirmou Marcus.

Sobre o curso

A capacitação foi destinada às famílias de pescadores e marisqueiras do distrito de Aranaú. As atividades foram divididas em dois momentos: uma parte teórica e uma parte prática. No primeiro dia de aula, cada aluno falou um pouco da sua história e da relação com a atividade pesqueira. Foram repassadas técnicas de manejo e higiene do pescado. Também foram abordados temas como a saúde das marisqueiras e educação ambiental . Foi aplicado um questionário para conhecer um pouco a realidade e necessidade das marisqueiras para desenvolver um futuro projeto.

Além disso, foi realizada atividade de campo na foz do rio Acaraú com as marisqueiras para pescar sururu, caranguejos e ostras. A metodologia aplicada foi a de observação de como cada marisqueira desenvolve naturalmente as suas atividades cotidianas ao capturar e transportar os animais, quais equipamentos utilizam para extração etc. Também foi realizado o processamento dos mariscos, limpeza, cozimento e extração da carne.

Houve ainda uma oficina de gastronomia dos mariscos seguindo todos os protocolos sanitários como higienização das pessoas, dos equipamentos e ingredientes. Em seguida os grupos foram divididos por atividades de limpeza das verduras, cortes e preparação dos pratos. Foram preparados vatapá de sururu, moqueca de sururu, sanduíche com sururu , vinagrete de sururu , espaguete de sururu, caranguejo cozido, pirão de caranguejo e caldo de caranguejo. Depois da preparação dos pratos foi realizada uma avaliação do curso onde cada aluna expressou seus sentimentos, aprendizado e realização.

O encerramento teve a participação do secretário do Agronegócio, Irrigação, Pesca e Desenvolvimento Econômico de Acaraú, Antônio Edson Brandão, e da presidenta da colônia de pescadores Z-2 de Acaraú.