Domingo (28), no Cocó, vai ter oficina sobre o manejo e conservação de abelhas sem ferrão

26 de novembro de 2021 - 08:21 # # # # # #

Tarcilia Rego - Ascom Sema - Texto
José Wagner - Ascom Casa Civil - Foto

Neste domingo (28), a partir de 9h, no Meliponário Parque Escola, do Parque Estadual do Cocó, acontece a oficina livre Boas práticas para o manejo e conservação de abelhas sem ferrão. Ministrada pelo educador ambiental e meliponicultor, Joaquim Saldanha, será uma oportunidade para os participantes, “conhecerem de perto, a biologia e conceitos ecológicos, as castas e as funções de cada abelha na colônia”. Saldanha é o idealizador do Projeto Meliponário Parque Escola, um espaço destinado às abelhas nativas sem ferrão, disponível para visitação e ações de educação ambiental, no Cocó e no Parque Estadual Botânico.

De acordo com o educador ambiental, Antônio Ronaldo Santos Bezerra, do Cocó, a atividade será realizada por ordem de chegada e com capacidade máxima de 10 pessoas por oficina, serão abordados assuntos introdutórios sobre a criação de abelhas sem ferrão em ambientes urbanos, manejo e conservação das meliponas, os tipos de abelhas e suas características. “É importante ressaltar que as abelhas desempenham um papel ecológico muito importante, como a polinização das plantas, garantindo a reprodução dessas espécies e mantendo suas populações”, disse.

O Meliponário Parque Escola do Cocó foi inaugurado no último sábado (20), pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Serviço Social da Indústria e Comércio (Sesc), parceiros no projeto.

Serviço

Oficina: Boas práticas para o manejo e conservação de abelhas sem ferrão.
Dia: 28 de novembro (domingo)
Horário: de 9h às 10h
Local: Meliponário do Parque Estadual do Cocó, vizinho ao Viveiro de Mudas SESC Aflorar , na área Padre Antônio Tomás.