#Enemvoudoisdias: estudantes chegam à reta final de preparação para o Exame

26 de novembro de 2021 - 11:00 # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) simboliza um marco na vida de estudantes que concluem a educação básica e querem ingressar na universidade. Os dias que antecedem as provas são um período de transição, marcado por sentimentos diversos, relacionados à despedida da escola e dos colegas e ao começo de uma nova fase. O momento agora é de concentração, revisão dos conteúdos e preparação física e mental para os dois dias de avaliação. A maratona de questões teve início neste domingo (21) e continuará no próximo (28).

Thaís Amâncio, de 17 anos, é aluna da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Johnson, de Fortaleza. Após ter prestado o vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) no dia 15 de novembro, para o curso de Serviço Social, a jovem agora volta as atenções para o Enem, na intenção de obter uma vaga para o curso de Direito.

“Gosto bastante dessas áreas e sinto que posso ajudar as pessoas. Eu acho que estudar Direito é ter um campo de visão voltado para a liberdade e para a isonomia. É a busca de justiça que, por muitas vezes, a sociedade não tem acesso, por não conhecer seus direitos”, argumenta.

Thaís lembra que não foi fácil superar as adversidades da pandemia e manter o ritmo dos estudos, mas que a preparação possibilitada pela escola fez a diferença, afinal. “Os professores são todos maravilhosos e se dedicam bastante pra nos incentivar e nos ajudar”, considera.

Programação

Alissandra Vitória Lima, de 17 anos, é estudante da EEMTI Liceu do Ceará, localizada na capital cearense, e explica que tem tido uma agenda focada nos últimos dias, a fim de aumentar as chances de sucesso no certame. “Tenho aula pela manhã e aulão à tarde, que o colégio fornece, e ainda estudo em casa. Estamos tendo uma semana toda com assuntos da área de humanas para a prova de domingo”, aponta.

Alissandra também fez a prova da Uece no último dia 15, para o curso de Administração, e agora vai fazer o Enem em busca de aprovação para o curso de Direito. “Sempre gostei de uma ‘pegada’ empresarial, adoro liderança. Mas, nesse ano também me apaixonei pelo Direito, depois de ter assistido a uma série, e também por ter interesse em assuntos políticos”, esclarece.

As provas

Os estudantes que vão prestar o Enem 2021 devem ficar atentos a alguns detalhes, para que não haja sobressaltos e as provas possam ser feitas com tranquilidade. Recomenda-se que o candidato conheça o local de prova com antecedência, para saber se há algum desvio de tráfego, e qual a melhor rota para chegar ao destino.

Nos dias das avaliações, o ideal é chegar cedo, a fim de evitar correria. No segundo domingo (28) de prova, os portões serão abertos também às 12h e fechados, pontualmente, às 13h. Às 13h30 as provas terão início, devendo ser entregues até as 18h30. As provas serão de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e de Matemática e suas Tecnologias.

Cada prova objetiva tem 45 questões. A redação deve ter, no mínimo, oito linhas e, no máximo, 30, no modelo dissertativo-argumentativo, a partir de uma situação-problema.

Não esqueça de levar:

– Caneta esferográfica de tinta preta, construída em material transparente

– Cartão de confirmação de inscrição

– Documento oficial com foto (RG ou CNH, por exemplo)

– Máscaras de proteção contra a Covid-19

O participante que não puder apresentar a via original do documento de identificação oficial com foto nos dias de aplicação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas. Para tanto, será necessário apresentar boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame. Além disso, será preciso submeter-se à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais.

É proibido levar (sob risco de eliminação):

– Boné, óculos escuros, chapéu, viseira e similares

– Relógios

– Dispositivos eletrônicos (celular, calculadora, mp3 player, tablet, gravador etc.)

– Livros, manuais ou anotações

– Outros materiais descritos no edital do Exame

Enem Chego Junto, Chego Bem

A Secretaria da Educação promove o projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, e vem dando suporte técnico e pedagógico às escolas da rede estadual. As ações incluem desde o apoio no processo de obtenção de documentos e isenção da taxa de inscrição, até a promoção de circuitos preparatórios. Estes últimos acontecem por meio do Enem Mix, realizados em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, consistindo em aulões virtuais de todas as áreas do Exame, inclusive redação, além de palestras motivacionais.

No que se refere à logística para a realização das provas, a Seduc oferece transporte para deslocamento dos estudantes no interior do estado e, para os da capital, são disponibilizados créditos nas carteiras de estudante. Há, ainda, pontos de apoio com a distribuição de kits de alimentação, canetas e água para os dois dias das provas, conhecidos como “Dia E”.

A Seduc vem compartilhando em suas redes sociais (Facebook e Instagram) dicas para a boa realização das provas. Desta forma, amplia o alcance de suas ações, favorecendo o entendimento dos conteúdos exigidos de forma simples, clara e direta.