Filhote de Jaguatirica é resgatado pela Semace no município de Boa Viagem

26 de novembro de 2021 - 11:46 # # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace

Um filhote de Jaguatirica, mamífero carnívoro da família dos felídeos e gênero Leopardus, foi resgatado nessa quinta-feira (25) pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no município de Boa Viagem. Na ocasião, a autarquia atendeu uma solicitação de resgate do animal silvestre que foi localizado em uma área de plantação da região. O felino encontrava-se sob cuidados de uma cidadã.

Sob os cuidados da gestora ambiental da Semace, Marina Lopes, que participou da ação de resgate, o animal foi levado diretamente para o Zoológico Municipal Sargento Prata, onde deverá receber assistência. Segundo a gestora, “o felino pode ter entre três a quatro meses”.

Os Leopardus pardalis, nome científico dessa espécie, também é chamado de gato-do-mato, possuem porte médio e são considerados o terceiro maior mamífero das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada e do puma. “Geralmente, esses filhotes quando são encontrados na natureza, acabam sendo resgatados e criados como gato doméstico, o que pode ocasionar sérias consequências em relação à sua adaptação e crescimento”, observa o fiscal ambiental do setor de fauna da Semace, Roberto Cavalcante.

Ainda conforme o agente, “ao serem identificados, o ideal é que esses animais sejam deixados no mesmo local, de seu habitat natural. Os felinos aprendem a caçar com as mães, e quando estão sozinhos, é porque a mãe saiu para caçar e voltar com o alimento. Sendo resgatados, sofre tanto o filhote, que perde o aprendizado com a mãe, como também sofre a mãe com a perda do seu filhote”, explica o fiscal ambiental.

Ocorrências

Em casos de regaste de animais silvestres, o setor de Fauna da Semace pode ser acionado pelo telefone (85) 3254.3083 ou 0800.275.22.33 (horário comercial e dias da semana) ou pelo e-mail atendimento.fauna@semace.ce.gov.br e aplicativo Semace Mobile.