PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Hemoce celebra Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue em meio ao aniversário de 38 anos da unidade

26 de novembro de 2021 - 15:56 # # # # # # #

Emmanuel Denizard - Ascom Hemoce - Texto

Programação segue até este sábado (27) e a expectativa é de receber 2.500 doações em todo o Ceará

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), comemora, até este sábado (27), a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A programação é um evento tradicional do Hemoce em homenagem aos voluntários. A expectativa é receber 2.500 doações em todo o Estado. Uma nova campanha para sensibilizar novos doadores foi lançada na Semana do Doador com o tema Cor Que Nos Une, desenvolvida voluntariamente pelo Instituto Pró-Hemoce. A iniciativa ocorre em meio à celebração de 38 anos do equipamento.

Como parte da programação, em Fortaleza, os voluntários estão sendo recebidos com apresentações musicais, artísticas e circenses, teatro de fantoches, demonstrações de produtos de marcas parceiras, lanches especiais, avaliação nutricional, entregas de mimos e sorteios de brindes. Já no hemocentros regionais de Sobral, Iguatu, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte, os doadores contam com música ao vivo, apresentações artísticas, serviços de manicure, maquiagem e corte de cabelo, pedalada, blitz de sensibilização e doação de mudas de plantas, além de exposição de fotografias, sarau, recital de poesia, rodas de conversa, avaliação nutricional, contação de histórias, apresentação de teatro, sorteios de brindes, entrega de mimos e lanches especiais.

“A Semana do Doador é um momento de alegria, gratidão e de reconhecimento. Queremos parabenizar e agradecer você, doador voluntário de sangue, por ser o nosso maior parceiro na missão de salvar vidas. Com a sua ajuda, estamos conseguindo passar pela pandemia com nosso estoque seguro. Parabéns!”, agradece Nágela Lima, coordenadora da Captação de Doadores do Hemoce.

Dia Nacional do Doador de Sangue

Nessa quinta-feira (25), o Hemoce comemorou o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data também foi marcada pela solenidade de premiação dos doadores e parceiros homenageados. A comemoração reconhece os voluntários que se destacaram no número de doações e pela regularidade no gesto solidário. Ao todo, oito doadores foram homenageados nas categorias: Doador RH negativo; Doador de Plaquetas; Doador do Posto de Coleta do IJF; Doador do Posto de Coleta da Praça das Flores; Jovem Doador; Doador da Melhor Idade; Doador Sangue Raro (2).

O hemocentro também comemorou o ‘Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue’; doadores e parceiros do equipamento foram homenageados

A solenidade também homenageou os parceiros que contribuíram no incentivo à doação de sangue. Na categoria Hemoce na Minha Cidade, projeto direcionado às secretarias municipais de Saúde com o objetivo de estreitar a parceria com as gestões municipais para motivar a doação de sangue da população das cidades do interior cearense e da Região Metropolitana, o Hemoce Fortaleza homenageou 16 municípios. Na categoria Organização Cidadã, o hemocentro premiou organizações (escolas, igrejas, universidades, empresas, ONGs, etc.) da sociedade civil que contribuíram com a realização de ações de incentivo à doação de sangue na comunidade. Seis instituições foram premiadas.

Na categoria Troféu Publicidadania, destinado às agências de publicidade que desenvolvem voluntariamente para o Hemoce campanhas de incentivo à doação de sangue e cadastro de medula óssea, foi homenageada a agência experimental Brado Comunicação, do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), que executou a campanha de natal de 2020. Com o tema Seja o Amigo Secreto de Alguém, as peças ilustraram a doação de sangue como um presente.

Há mais de 22 anos, o Hemoce realiza a entrega do Troféu Hemocinho, a maior condecoração do equipamento para homenagear pessoas e instituições que, ao longo do ano, incentivaram e colaboraram com a doação de sangue no Ceará. Em 2021, foram dois homenageados: a Rede Globo de Comunicação, que abordou o tema da doação em vários episódios do programa Sob Pressão e levantou a pauta nos programas jornalísticos e de entretenimento da emissora; e Fabiana Collyer, coordenadora do Programa de Voluntariado da Cagece, pelo apoio, há mais de cinco anos, na organização de coletas externas para o Hemoce. Collyer leva grupos para doar no hemocentro por meio do programa Caravana da Solidariedade.

‘Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue’ também busca sensibilizar novas pessoas para realizar o gesto altruísta

“Hoje é um dia de agradecer a todos os doadores e parceiros que contribuíram, de alguma forma, com a doação de sangue. Esse engajamento da sociedade civil é fundamental para conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância da doação de sangue voluntária, regular e altruísta. A solidariedade dos cearenses permitiu que o Hemoce atendesse, com segurança e tranquilidade, a todos os pacientes do Estado. Então, só temos a agradecer pelo compromisso dos cearenses com a doação voluntária de sangue”, destaca Luciana Carlos, diretora-geral da instituição.

Hemoce – 38 anos de atendimento à população

Na última terça-feira (23), o Hemoce comemorou 38 anos de atendimento à população. Com a solidariedade do povo cearense, o hemocentro atende à demanda transfusional de mais de 480 unidades de saúde e 100% da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. No Ceará, o equipamento é responsável pelo cadastro de doadores de medula óssea e é referência no atendimento a pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias.

Hemoce comemora quase quatro décadas de atendimento à população cearense

Plano de Contingência de Sangue do Ministério da Saúde

A solidariedade dos cearenses permite salvar vidas de pacientes do Ceará e de outros estados. Desde o início da pandemia de Covid-19, o Hemoce conseguiu manter o estoque dentro da margem de segurança transfusional. Nesse período, o hemocentro do Ceará disponibilizou 1.118 bolsas de hemocomponentes para outros estados, sendo destaque no Plano de Contingência de Sangue do Ministério da Saúde (MS). Este número representa um terço do total de bolsas do País remanejadas pelo órgão nacional de saúde.