PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Início das férias: “Viva o Parque” é opção de lazer gratuita neste domingo em quatro unidades de conservação estaduais

26 de novembro de 2021 - 08:11 # # # # # # #

Tarcilia Rego - Ascom Sema - Texto
José Wagner - Ascom Casa Civil - Fotos

Nova edição do programa Viva o Parque (VoP) acontece próximo domingo, 28 de novembro, uma promoção do governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). A programação, inteiramente gratuita, acontece nas unidades de conservação (UCs) Parque Estadual do Cocó, Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia.

Neste domingo, às 9h, no Cocó, além das atrações do VoP, haverá uma oficina sobre “Boas Práticas para o Manejo e Conservação de Abelhas sem Ferrão”, no recém-inaugurado Meliponário do Parque, ao lado do Centro de Convivência.

As atividades do VoP contemplam toda a família, com práticas de educação ambiental, lazer e esporte. Ainda devido à pandemia, há restrições. O uso da máscara é obrigatório. As atrações operam com capacidade reduzida para manter o distanciamento social e algumas atividades que precisam de contato – como massoterapia, por exemplo – ainda não estão liberadas. Todos os locais terão fiscais, além de disponibilização de álcool em gel.

No Parque Estadual do Cocó, na Floresta do Curió e na APA do Maranguapinho, as atividades acontecerão entre 8h e 12h. No Parque Estadual Botânico, de 9h às 12h. No sábado (17), o arvorismo também funciona no Cocó.

O Projeto Viva o Parque propicia à população a oportunidade de aproximar-se da natureza através de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas de Unidades de Conservação Estaduais. Dentre as atividades merecem destaque o circuito de arvorismo (Cocó); parede de escalada; oficinas de plantas; distribuição de mudas; aula de Yoga; aula de Tai Chi Chuan; aula de biodança; aula de zumba; aula de dança de salão; aula de aeróbica; SlackLine; recreação infantil (contação de história, brincadeiras tradicionais, circuito de Cross Kids); cama elástica.

Projeto Viva o Parque
Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, s/n – Itambé, Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.