Parangaba e Aldeota recebem novas reuniões de propagação por uma cultura de paz promovidas pela Codes/SSPDS

26 de novembro de 2021 - 11:18 # # # # #

Ascom SSPDS

As reuniões de fortalecimento dos pactos territoriais em prol do enfrentamento à violência e pela disseminação de uma cultura de paz, garantindo transparência e acesso democrático aos órgãos da Segurança Pública do Estado, se mantiveram nesta semana nos bairros Parangaba (Área Integrada de Segurança 5) e Aldeota (AIS 1). Os encontros são promovidos pela Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Na quarta-feira (24), o encontro, que contou com o apoio do 6º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE), foi realizado no auditório do citado batalhão, reunindo representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS). “Nessa reunião, foi divulgada uma iniciativa adotada pelo 8º Batalhão para a consolidação de uma rede local interinstitucional voltada a oferecer suporte e tratamento de demandas advindas de grupos vulneráveis presentes em territórios no âmbito da unidade policial. Esse grupo envolve representantes da Polícia Militar, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Conselho Tutelar, da Prefeitura de Fortaleza, entre outros parceiros”, informou o tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador de Defesa Social da SSPDS.

Com o apoio do 8º Batalhão da Polícia Militar, a reunião destinada a atender o pacto territorial da Grande Aldeota aconteceu, nessa quinta-feira (25), no auditório do Colégio Ari de Sá. “Além das instituições municipais e estaduais que normalmente participam dos nossos encontros em prol do fortalecimento de laços das redes de enfrentamento à violência, a reunião da Aldeota contou com a presença de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cujo interesse específico diz respeito ao estabelecimento da criação de pontes com representantes comunitários, objetivando fomentar o empreendedorismo e apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios nesses territórios”, acrescentou.

CCDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) é formado pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro, cujo principal objetivo é participar ativamente na solução dos problemas de segurança do bairro, apoiando e auxiliando a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Entre as incumbências estão: estabelecer uma aproximação da comunidade com os órgãos da Segurança Pública; preparar o cidadão e capacitá-lo a utilizar os recursos de Segurança que o Governo lhe coloca à disposição; permitir à população participar, fiscalizar, reivindicando e oferecendo sugestões aos diversos órgãos de Segurança Pública; e desenvolver a confiança da população.