Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Ceará foram certificados pelo CN-RBMA

26 de novembro de 2021 - 16:32 # # # #

Ascom Sema

Nessa quinta-feira (25), no Auditório Luiz Esteves Neto, no edifício-sede, na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), as unidades de conservação (UCs) estaduais, Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Periquito Cara Suja, Parque Estadual do Cocó e o Parque Botânico do Ceará foram certificados como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Os referidos postos avançados foram aprovados e homologados, dia 26 de maio de 2020, pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA).

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, a certificação aumenta a nossa responsabilidade. “Os postos avançados são verdadeiras vitrines da RBMA e mais um compromisso do Governo do Ceará e da Sema, com o desenvolvimento sustentável. As três UCs servirão de referência para a conservação da natureza em território de Mata Atlântica, no Ceará”, disse. Uma Reserva da Biosfera pode ser entendida como uma área especialmente designada para aliar a conservação ambiental e o desenvolvimento humano sustentável.

Os títulos foram entregues aos gestores das UCs. Patrícia Jacaúna, do REVIS Periquito Cara-Suja, e Paulo Lira, do Parque Estadual do Cocó, receberam o certificado das mãos do secretário-executivo, Fernando Bezerra, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e o gestor George Feijão, do Parque Estadual Botânico, recebeu do representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Paulo Kimura.

Mais responsabilidade

Jacaúna afirma que a responsabilidade aumentou, assim como o orgulho mais. “Trata-se de uma área com uma rica biodiversidade, de grande importância para o planeta, sem contar as grandes contribuições para os serviços ambientais”, revelou. Ser reconhecido como um Posto Avançado da RBMA exige que ali se desenvolvam, de forma permanente e exemplar, pelo menos, duas, das três funções de uma Reserva da Biosfera – conservação, desenvolvimento sustentável e conhecimento tradicional e científico.

A Rede Mundial de Reservas da Biosfera (World Network of Biosphere Reserves) é a estrutura coordenada de reservas da biosfera, reconhecidas no âmbito do Programa Homem e Biosfera, da Unesco. Ela inclui 614 reservas da biosfera distribuídas por 113 Estados. No território brasileiro há sete Reservas da Biosfera: Mata Atlântica; Cinturão Verde de São Paulo; Cerrado, Pantanal, Caatinga, Amazônia Central e Serra do Espinhaço.