PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Cinema do Dragão exibe videoaula sobre trabalhos de Claire Denis nesta segunda-feira (29)

29 de novembro de 2021 - 10:39 # # # # #

Luciana Lima Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

A pesquisadora e roteirista pernambucana Juliana Soares apresentará um recorte sobre a obra da cineasta francesa a partir da relação de seus trabalhos com a paisagem

Em mais uma ação de formação voltada para a difusão de conhecimento sobre cinema e produção audiovisual, o Cinema do Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, lança videoaula aberta com a pesquisadora e roteirista pernambucana Juliana Soares nesta segunda-feira (29). A convidada falará sobre “Paisagem estrangeira, paisagem desconhecida – um recorte do cinema de Claire Denis”, a partir das 16h, no YouTube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro).

Claire Denis é uma cineasta francesa contemporânea que possui uma vasta produção desde os anos 80. A partir de um recorte da sua obra que reúne ´Chocolate´ (Chocolat, 1988), ´Bom Trabalho´ (Beau Travail, 1999), ´Minha Terra, África´ (White Material, 2009) e ´High Life´ (2018), a apresentação propõe uma reflexão sobre a relação dos seus filmes com a paisagem geográfica construída a partir de dois pilares: o primeiro é a sua relação com a ecocrítica, ramo dos estudos de cinema que levam em consideração a forma como a natureza se manifesta dentro do cinema, e o segundo é como sua filmografia se relaciona com a literatura de temática colonial.

Sobre a ministrante

Juliana Soares é formada em Cinema e Audiovisual e mestra em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Dentro da academia, sua pesquisa gira em torno da relação entre o cinema e a paisagem. É codiretora e corroteirista do curta Rosário (2019, Vilarejo Filmes), codiretora e roteirista do curta Mergulhão (2022, Carnaval Filmes), e corroteirista do longa Fim de Semana no Paraíso Selvagem, de Pedro Severien (Em finalização, Orquestra Produções). Já atuou na equipe de curadoria de festivais como o Festival de Triunfo (2019), Mostra Cinema do Presente (2021) e MOV – Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco (2016, 2019). Também produz curtas e longas-metragens na cidade do Recife, em parceria com diretores como Jonathas de Andrade e Fábio Leal.

Serviço:

Videoaula aberta – “Paisagem estrangeira, paisagem desconhecida – um recorte do cinema de Claire Denis”, com Juliana Soares (PE)
Data: 29 de novembro de 2021 (segunda-feira)
Horário: 16h
Local: Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)
Duração: 90 min
Acesso Livre