Comitiva da Coordenadoria dos Colégios da PMCE realiza visita a instituições militares de ensino em MG e DF

29 de novembro de 2021 - 15:50 # # # #

Ascom PMCE -Texto

Para observar na prática a excelência administrativa e pedagógica de outros colégios militares, o comandante do 1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó, tenente-coronel Sales; o representante da Coordenadoria dos Colégios da PMCE, tenente-coronel Felipe; e o coordenador escolar, professor Luciano Santos Lima, realizaram uma visita técnica aos Colégios Militares dos estados de Minas Gerais e Distrito Federal.

Os encontros aconteceram entre os dias 23 e 26 de novembro e teve como principal objetivo avaliar melhorias estruturais e pedagógicas que fortaleçam o aprendizado dos estudantes dos Colégios da Polícia Militar do Ceará (CPM). Para o diretor do 1ºCPM-GEF, tenente-coronel Sales, “a visita nos trouxe informações e proposições de ações de suma importância sobre a gestão e a condução para os nossos colégios, tanto no aspecto pedagógico, como no modelo disciplinar do ensino militar”, destacou o oficial.

No primeiro dia de visitas, a comitiva teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na Diretoria de Educação Escolar e Assistência Social (DEEAS) e no Colégio Tiradentes Argentino Madeira (CTPM). Na unidade, foi proferida uma palestra sobre o objetivo de padronizar os procedimentos referentes às rotinas administrativas e pedagógicas dos colégios, visando uma sincronia do sistema. No dia seguinte, os representantes cearenses conheceram os Colégios Tiradentes – Unidade Gameleira, em Belo Horizonte e Unidade José Mauro de Vasconcelos, em Contagem (MG).

Já nos dias 25 e 26, a comitiva visitou o Colégio Militar Tiradentes do Distrito Federal (CMT/DF), que é parte integrante do Sistema de Ensino Público do Distrito Federal e que tem por competência, executar o ensino de nível fundamental e médio, com atendimento prioritário aos dependentes dos policiais militares do Distrito Federal, por ser órgão assistencial e de apoio à Polícia Militar. Durante a visita, a comitiva pôde constatar a excelente estrutura e administração do Colégio.

Nos encontros foram abordados temas como aulas on-line, metodologias de ensino ativas, padronização de ações e projetos, resultados olímpicos, participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), implementação do novo Ensino Médio, entre outros.