Papo SUS: Atenção Primária à Saúde na prevenção e no tratamento de doenças crônicas

29 de novembro de 2021 - 15:07 # # # #

Elon Nepomuceno - Ascom ESP Texto
Júlio Lopes Arte gráfica

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), com base no ano de 2019, apontam que, no Brasil, as doenças crônicas afetam mais da metade dos adultos – 52%. O estudo foi feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, e consultou aproximadamente 108 mil domicílios de todo o País.

Câncer, obesidade, diabetes, osteoporose e problemas cardiovasculares e respiratórios estão entre os diagnósticos mais recorrentes.

Classificadas pelos especialistas como um dos maiores problemas de saúde no mundo, as doenças crônicas se refletem em impactos que permeiam a ocorrência de mortes prematuras, a perda de qualidade de vida, além do aparecimento de incapacidades e elevados custos econômicos para a sociedade e governos.

Diante deste quadro, o Sistema Único de Saúde (SUS) assume papel de protagonista no acolhimento à população. Por meio de sua Atenção Primária à Saúde (APS), porta de entrada para milhares de usuários do serviço, são desenvolvidas ações que vão da prevenção ao tratamento das enfermidades do tipo.

A tarefa, no entanto, não é nada fácil e desafia gestores Brasil afora. Que novas políticas podem ser adotadas para ampliar ainda mais o acesso? Como otimizar fluxos? Vários são os questionamentos em busca de melhorias. Para discutir e detalhar as nuances do tema, além de realçar os avanços da APS no atendimento às doenças crônicas até aqui, o Papo SUS, live quinzenal realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), receberá, nesta terça-feira (30), o superintendente de Atenção Básica à Saúde da Secretaria da Saúde de Goiás, Sandro Rodrigo Batista. A mediação será da supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha.

A transmissão on-line começará às 19h30, no perfil da Escola no Instagram. Durante uma hora, o público vai poder tirar dúvidas e fazer apontamentos sobre o assunto com o especialista.

Serviço

Papo SUS – Doenças Crônicas e Atenção Primária à Saúde
Data: Terça-feira (30), às 19h30
Convidado: Sandro Rodrigo Batista, superintendente de Atenção Básica à Saúde da Secretaria da Saúde de Goiás
Acesse o perfil da ESP/CE no Instagram