Curso Especial de Policiamento com Motocicletas está na 17ª edição do ano

30 de novembro de 2021 - 16:29 # # # # # # #

Ascom Aesp - Texto e Fotos

Está em andamento, em Fortaleza, a 17ª turma do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas, promovido este ano pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). O treinamento, que visa habilitar os profissionais para atuação no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), faz parte das ações de ampliação do processo de interiorização da Unidade, que agora foca em cidades com mais de 30 mil habitantes.

O curso, que tem uma carga-horária de 278 horas/aula, é ministrada por experientes profissionais do CPRaio e inclui treinamento físico, aulas teóricas e, principalmente, instruções práticas de pilotagem, tiro policial e defesa pessoal, dentre outras disciplinas, que preparam o militar para pilotar motocicletas com alto grau de destreza e segurança durante ações e operações de patrulhamento tático, abordagens policiais, escolta de pessoas e valores, e apoio a grandes eventos artísticos, culturais e esportivos.

De acordo com o monitor do curso, tenente PM Thiago Aquino Vieira, esta é a quarta semana de instrução do CEPM – Turma XVII, e atualmente, os alunos passam por treinamento de Técnicas Policiais Especiais, que é a abordagem padrão Raio.

“A disciplina consiste na aplicação das técnicas e táticas operacionais que se usa na estrutura do CPRAIO, denominada TPE( técnicas policiais especiais), dividida em 02 módulos (TPE 1 e TPE 2), técnicas essas que são usadas em motocicletas para intervenção policial em meio a situações que a requerem, de modo que é ensinado desde a posição de tiro e embarque na motocicleta até uma intervenção ou combate policial”, pontuou Aquino.

No total, 27 policiais militares participam desta edição do curso, sendo 21 PMs do Estado do Ceará, cinco do Rio Grande do Norte e um do Amazonas.

CPRaio

O Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) é, atualmente, a maior unidade policial motociclista do Brasil, e possui 52 bases implantadas no Estado. Além da Capital, o CPRaio tem atuação em 13 bases na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 38 no Interior. São 2.598 policiais militares em atuação no grupamento, com auxílio de 1.663 motocicletas e 89 viaturas.