Equipe do Samu recebe Moção de Aplausos por atuação em acidente envolvendo ônibus com candidatos do concurso da Funsaúde

30 de novembro de 2021 - 10:50 # # # # #

Mariane Dantas - Samu 192 Ceará -Texto

Foram mobilizadas as equipes das bases de Tianguá, Ipu, São Benedito, Sobral, Ubajara e Viçosa do Ceará para prestar os primeiros atendimentos e realizar transferências às unidades de saúde

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192) de Tianguá recebeu, nessa segunda-feira (29), uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores do município em reconhecimento à atuação dos profissionais no acidente envolvendo um ônibus, no fim do mês passado, na Serra da Ibiapaba.

O veículo saiu do estado do Maranhão com destino a Fortaleza, fretado por candidatos que fariam as provas do concurso da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) e tombou na altura do KM 301 da BR-222, em Tianguá, na madrugada do dia 22 de outubro. Mais de 40 passageiros ficaram feridos e dois vieram a óbito.

Durante a ocorrência, foram mobilizadas as equipes das bases de Tianguá, Ipu, São Benedito, Sobral, Ubajara e Viçosa do Ceará para prestar os primeiros atendimentos e realizar transferências às unidades de saúde. “Foi um trabalho muito bem executado. A Regulação e a equipe de intervenção conseguiram realizar um atendimento rápido, preciso, com um ótimo tempo-resposta. Nossas equipes estavam bem preparadas, com ambulâncias equipadas, além de todos os materiais necessários aos atendimentos”, avalia o médico do Samu, Diogo Ferreira.

Para a diretora-geral do Serviço, Eliana Lima, a iniciativa do Legislativo de Tianguá é de extrema importância para a autoestima dos profissionais. “Nós precisamos reforçar o quão positivo é o serviço do Samu Ceará e o trabalho das equipes que atuam 24h por dia em todo o Estado. Queremos agradecer ao Legislativo Municipal pelo reconhecimento. Nossos profissionais são heróis e merecem muitos aplausos”, afirma a gestora.

Quando acionar o Samu 192 Ceará

O serviço pode ser demandado em ocorrências consideradas de urgência ou emergência, como acidentes automobilísticos, suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, crises hipertensivas, afogamentos, choque elétrico, queimaduras graves, engasgos, intoxicação ou envenenamento, surtos psiquiátricos, agressões por arma de fogo ou arma branca, falta de ar intensa, transferência inter-hospitalar de doentes graves, entre outras. O Samu Ceará pode ser acionado por meio do número 192.