Da base ao alto rendimento: Centro de Formação Olímpica transforma esporte em ação social e fortalece atletas olímpicos

1 de dezembro de 2021 - 15:53 # # # # # # #

Graziela Costa - Ascom CFO - Texto
Yuri Leonardo - Infográfico
Marcos Studart, Tatiana Fortes e Tiago Stille - Fotos

O Centro de Formação Olímpica (CFO), equipamento da Secretaria do Esporte e Juventude do Ceará (Sejuv-CE) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), organização social responsável por 13 equipamentos públicos, tem cumprido sua missão de promover o desenvolvimento esportivo. Com a melhor estrutura em esporte do Nordeste, atendeu, desde 2019, 2.300 pessoas, incluindo crianças e adolescentes de 8 a 19 anos, prioritariamente de baixa renda.

Para esses jovens é ofertada iniciação esportiva em sete modalidades: vôlei, futsal, basquete, tênis de mesa, badminton, vôlei de praia e tênis. O Centro de Formação Olímpica entrega material esportivo, kit EPI (máscara e álcool gel) e, mensalmente, cesta básica a quem é atendido pelo equipamento.

Além das ofertas de esporte para a população de baixa renda, o CFO tem ainda parcerias com federações e associações e, com isso, recebe treinos de mais seis modalidades: ciclismo (BMX), atletismo, breaking, vôlei sentado, paratletismo e parabadminton.

O equipamento promove 12 cursos de capacitação on-line na área do esporte, formando mais de 600 pessoas.

A população cearense também é beneficiada com a oferta de atividades físicas de alongamento e condicionamento físico com treinador. Nesse programa de saúde e lazer, aproximadamente 200 alunos frequentam ou tiveram treinos na academia.

Alto rendimento

Os espaços do CFO estão sendo utilizados para treinos de atletas de rendimento, a exemplo da atleta do vôlei de praia cearense Rebecca Silva, que esteve recentemente nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e sua equipe técnica.

Os atletas no CFO têm a oportunidade de treinar com profissionais renomados em suas áreas, e com a melhor estrutura esportiva disponível. Desde a retomada das competições, os atletas já tiveram a oportunidade de participar de mais de 22 competições, trazendo medalhas para o Estado.

É também no CFO que ocorre o projeto CFO nas Redes, realizado com apoio da Enel, executado via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Essa iniciativa promoveu a 267 crianças e adolescentes a prática de vôlei de praia e tênis, tendo ao final do primeiro ano recebido mais de 80% de satisfação em pesquisa respondida com os alunos.

Competições

De 2019 para cá, o CFO recebeu mais de dez eventos esportivos, incluindo os Jogos Escolares do Ceará (etapa estadual), na qual os participantes tiveram acesso ao alojamento, com capacidade para receber até 270 pessoas.

A Arena CFO recebeu o Campeonato Cearense de Futsal e quatro jogos oficiais do Novo Basquete Brasil (NBB). Atualmente, o Ceará é representado pelo Fortaleza/Basquete Cearense, que também treina no equipamento.