Festival Rockarte: Primeira edição reúne duas bandas do cenário local em show gratuito na Praça Mestre Boca Rica

1 de dezembro de 2021 - 17:54 # # # #

Ascom Secult

As bandas Brinde à Revolta e  são as atrações do evento, que acontece no dia 4 de dezembro, às 18h30, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19

Durante muito tempo, o Theatro José de Alencar – equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – recebeu e deu oportunidade a bandas do cenário underground do Ceará, apoiando projetos importantes como a “Sexta Rock” e o próprio festival “ForCaos”. Buscando a reaproximação principalmente com esse público específico, o TJA recebe no dia 4 de dezembro (sábado), às 18h30, a primeira edição do “Festival Rockarte”.

Com a entrada franca e seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, o evento contará com a participação de dois expoentes da cena roqueira local – as bandas Brinde à Revolta e Old Friends – no palco da Praça Mestre Boca Rica (Anexo CENA), com capacidade máxima para 200 pessoas.

Formada por Bruno Andrade (vocal), Israel Balaio (violão, bandolim e vocal), Júnior Garcia (bateria e backing vocal), Mozart Neto (guitarra e backing vocal), Marcelo Street (baixo e vocal) e Lucas Sampaio (banjo, violino, tin whistle e vocal), a Brinde à Revolta é um projeto que surgiu da reunião de músicos veteranos do cenário underground fortalezense.

A banda, que toca punk rock com elementos da cultura irlandesa, pretende celebrar os ideais de amizade, união e lealdade, mas sem deixar de lado seu compromisso político e social, principalmente denunciando e execrando comportamentos fascistas. Tudo isso regado com muita cerveja e destilados de todos os tipos.

Em janeiro de 2019, foi lançado o primeiro single da banda intitulado “Correndo para o Bar” e, em março do mesmo ano, foi a estreia do show da Brinde à Revolta, no evento St. Patrick’s Day, no Barbarians Pub.

A Old Friends, por sua vez, foi idealizada no início de 2020. Em épocas de pandemia e incertezas, esses três integrantes se juntaram para canalizar todos os seus sentimentos em forma de músicas. Começando os ensaios com todo distanciamento que era necessário na época, no final de 2020, nasceram as músicas “Máscaras”, “Perdemos a razão” e “Menos Preocupado”.

Juntando estas músicas com mais alguns covers de influências da banda, foi formado um repertório que permitiu realizar um primeiro show em formato de live, em 2021. Em outubro seguinte, a banda entrou em estúdio para a gravação dessas músicas a fim de lançar o EP “Máscaras”, previsto para dezembro de 2021.

A Old Friends é formada por Leonardo Aquino (voz e guitarra), Lauro Caracas (baixo e backing vocal) e Marcelo Alves (bateria e backing vocal). O trio tem como influências bandas de hardcore do cenário nacional, como Sugar Kane, Dead Fish, Pense, Rivets, Dillema, Noção de Nada, A-ok e várias internacionais, como Bad Religion, Nofx, Nufan, No Fun At All, Lagwagon, Darko, Dead Neck e Pennywise.

Na ocasião do festival, haverá sorteio e venda dos produtos dos apoiadores: Yggdrasilstore, Hey Ho Cervejaria, Pwrd by Coffee Fortaleza e Syldio Estudio. Será obrigatório o uso de máscaras durante toda a permanência no local (exceto durante o consumo de comidas e bebidas), bem como a apresentação do comprovante com as duas doses da vacina; totens com álcool em gel também estarão disponíveis em diversos pontos.

Serviço

I Festival Rockarte

Atrações: bandas Brinde à Revolta e Oldfriends

Data: 4 de dezembro (sábado), às 18h30

Local: Praça Mestre Boca Rica/ Anexo do TJA (entrada pela Rua 24 de Maio, 600 – Centro)

Capacidade: 200 pessoas

Gratuito (Obrigatório o uso de máscara de proteção e a apresentação de comprovante com as duas doses da vacina contra a Covid-19)