Policial Militar cearense conquista medalha de ouro em campeonato mundial de jiu-jitsu

1 de dezembro de 2021 - 16:40 # # # #

Ascom SSPDS

O título de campeão mundial pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) se junta a outras conquistas do 2º sargento do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Guilherme dos Santos Melo, que também é professor do Curso Especial de Policiamento de Motocicletas (CEPM). O militar compõe, desde 2017, o quadro de colaboradores da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE), ministrando a disciplina de defesa pessoal no curso de formação de oficiais do CPRaio.

Há 18 anos na Polícia Militar, o policial conquistou, no último dia 25 de novembro, a medalha de ouro do Campeonato Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), evento realizado no estado de São Paulo, que reuniu 11 atletas cearenses.

A disputa na categoria faixa preta master quatro pesado, Guilherme Santos venceu Jeferson Arruda da Silva, na semifinal, e Antônio Sidiropoulos, na final, conquistando a medalha de ouro. O título de campeão mundial se junta a outras conquistas do policial militar, que reúne os títulos de bicampeonato sul-americano do International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), campeão pan-americano da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) e campeão brasileiro NoGi da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ).

“Comecei a preparação em agosto. Minha preparação é realizada três vezes por semana nos meus horários de folga. A preparação do policial militar deve ser constante. Sempre friso aos alunos do Curso Especial de Policiamento de Motocicletas (CEPM), que precisamos trabalhar nossa saúde física e mental. Nossa profissão exige que estejamos bem e preparados”, explica o 2º sargento da PMCE, Guilherme dos Santos Melo, campeão mundial de jiu-jitsu.

Preparação física dos policiais militares

Graduado em Educação Física e especialista em Artes Marciais, Esportes de Combate e Lutas e também em Segurança Pública, o policial militar está há 13 anos no CPRaio, além de promover o treinamento de defesa pessoal dos oficiais do CPRaio.

“A nossa profissão exige muito da gente. Por isso, precisamos estar bem condicionados sempre. Isso me motiva, passar conhecimento e técnica a todos os alunos do CEPM da Polícia Militar. É muito importante ver um policial na rua e saber que ele está preparado para qualquer tipo de ocorrência”, ressalta Guilherme.

Trajetória

O policial militar pratica Artes Marciais Mistas (MMA) há mais de 30 anos e é educador físico, professor de jiu-jitsu e treinador de grandes lutadores de MMA do cenário cearense.

Para Guilherme, a profissão de policial e as artes marciais é uma combinação perfeita. “O jiu-jitsu ensina a ter disciplina, autocontrole e autoconfiança, combinação que levamos ao nosso dia a dia como profissionais das Forças de Segurança do estado”. O campeão ainda conta com a alegria de ter conquistado o título. “Fui conquistando ponto a ponto nesse Mundial até chegar ao ouro”, conta o atleta.