PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

SDA realiza encontros territoriais de conclusão do Projeto Paulo Freire

1 de dezembro de 2021 - 14:57 # # # # #

Rones Maciel e Bernardo Lucas - Ascom SDA

O Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades – Projeto Paulo Freire chega a sua reta final. A fim de promover momento de confraternização e partilha dos frutos semeados nos últimos seis anos nos territórios de atuação, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), promove a Festa da Colheita do Projeto Paulo Freire: colhendo saberes e partilhando boas práticas no semiárido cearense.

Nos dias 2, 14, 15 e 17 de dezembro, nos municípios de Sobral, Ipu, Nova Olinda e Arneiroz, respectivamente, acontecem os encontros territoriais. A programação contará com cirandas, apresentações culturais, feiras, exposições de produtos da agricultura familiar e muito mais. Os eventos terão a participação de representantes das 600 comunidades de atuação do projeto e do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz.

O Projeto Paulo Freire desenvolve ações de fomento e capacidades em comunidades rurais de 31 municípios do semiárido cearense. O projeto acontece por meio do Acordo de empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

São 600 comunidades rurais, mais de 53 mil famílias, totalizando mais de 200 mil pessoas beneficiadas diretamente, priorizando jovens, mulheres e povos e comunidades tradicionais. A Assessoria Técnica Contínua, presente em 600 comunidades, é executada por organizações da sociedade civil. São 533 planos de investimentos produtivos, beneficiando mais de 17.700 famílias da agricultura familiar. Os investimentos totalizam cerca de 80 milhões de dólares.