Casa de Cuidados do Ceará promove treinamento inédito para mais de 30 acompanhantes de pacientes

2 de dezembro de 2021 - 15:24 # # # # # #

Ascom CCC - Márcia Catunda - Texto

A capacitação foi voltada para cuidadores de pacientes que demandam assistência especial

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), promoveu, no último mês, seu primeiro curso de cuidadores de pacientes sob assistência especial. A iniciativa teve parceria da Direção de Gestão do Cuidado e Ensino (DGCE) do ISGH.

A capacitação reuniu 30 cuidadores e focou em cuidados especiais para promover a segurança do paciente no retorno ao lar e evitar novas hospitalizações. “Buscamos aliar teoria e prática, com o intuito de potencializar os cuidados domiciliares. Os cuidadores são os protagonistas no cuidado. A prática foi baseada na rotina do paciente e utilizou simulações e estratégias direcionadas”, afirma Ítala Oliveira, gerente da CCC.

O curso foi voltado exclusivamente para os cuidadores de pacientes da unidade com idade mínima de 18 anos. Apesar de o equipamento promover treinamentos para este público quinzenalmente, a capacitação de cuidadores de pacientes que exigem uma assistência especial foi a primeira do tipo. O conteúdo foi ministrado pela equipe multidisciplinar do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da unidade, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a Escola de Saúde e Gestão (ESG) e o ISGH.

“Oferecemos práticas que julgamos serem relevantes para pacientes que serão cuidados em casa, especialmente os idosos. Direitos e deveres do cuidador, Estatuto do Idoso, posicionamento do leito, mobilização, manutenção de equipamentos, o que fazer diante de intercorrências, nutrição adequada, cuidados com a sonda, cuidados com higiene, como evitar dores nas articulações, entre outros. Foi uma troca de experiências incrível entre cuidadores e facilitadores”, avalia Aryadne de Oliveira Marques, coordenadora de Fisioterapia da Casa e uma das idealizadores do curso.

Os trabalhadores da Saúde do equipamento atuam diretamente com a equipe de cuidadores dos pacientes, capacitando os acompanhantes, especialmente aqueles que chegam à unidade com muitas dúvidas. “Os cuidadores são treinados especificamente com relação aos cuidados, como administração de analgésicos, prevenção de úlceras por pressão, manuseio de sondas e traqueóstomo, técnicas de aspiração e sobre como administrar uma dieta apropriada, além dos cuidados com a pele e utilização de curativos adequados”, detalha a enfermeira Érica Lemos Silva. “Nós trabalhamos o fortalecimento do vínculo familiar e o suporte no enfrentamento da doença, além da aceitação da situação de fim de vida por meio de cuidados que minimizem os sofrimentos físico, psicossocial e espiritual”, acrescenta.

Atividades foram baseadas na rotina de pacientes e utilizou simulações e estratégias direcionadas

Keilane Lima é nutricionista e já ministrou treinamentos para os cuidadores. Segundo ela, esses momentos são importantes não só para o cuidador, mas principalmente para o paciente. “Esse treinamento facilita para que os cuidadores tirem as dúvidas e evitem erros durante o processo de cuidado. Afinal, eles também têm um papel fundamental na recuperação do paciente“, pontua.

A terapeuta ocupacional Natália Costa abordou, no curso, o módulo sobre prevenção de quedas, em parceria com a equipe de Fisioterapia. “Tivemos teoria e prática. Falei sobre como prevenir acidentes e readaptação da rotina do paciente e da família que cuida desse paciente, estimulando novas habilidades e inserindo outras atividades”, conta.

“Experiência Incrível”

A cuidadora Lucilene Gomes Sousa, que atua como cuidadora do próprio marido, relata que foi a primeira vez que participou de um curso do tipo. “Em 64 anos de vida, foi a primeira oportunidade de capacitação que tive na minha vida. Aprendi a mexer na sonda, aspirar, tirar meu marido da cama, dar banho. Foi uma experiência incrível”, lembra, emocionada.

Também cuidadora, Crislania Maia ressalta que há muito tempo queria fazer um curso de cuidadores, pois já atua na ocupação há algum tempo, mas não tinha condições. “Esse curso melhorou muito minha área profissional e pessoal. Poderei atender melhor meu paciente, ter um melhor diálogo; tirei muitas dúvidas sobre a área da Saúde e passei a ter mais conhecimentos. Só tenho a agradecer pela oportunidade”.

CCC prevê expandir formação para rede hospitalar

Os pacientes recebidos na Casa de Cuidados do Ceará possuem assistência de profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Assistência Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicologia, além de visitas médicas, com a adoção de todos os cuidados necessários na transição entre a estrutura hospitalar e o domicílio do paciente.

Quem recebe assistência na unidade também tem direito a levar um cuidador de sua confiança para acompanhá-lo no processo de reabilitação. Por isso, a CCC investe na capacitação e qualificação desses profissionais. A Casa planeja realizar o próximo curso em janeiro de 2022 para cuidadores do SAD do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), também da Rede Sesa, e, após os ajustes, expandir para toda a rede hospitalar.