PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Comitiva do Tribunal de Contas do Ceará visita SSPDS para conhecer ferramentas de inteligência

2 de dezembro de 2021 - 15:07 # # # # # #

Ascom SSPDS -Texto e fotos

Para apresentar as ferramentas utilizadas pelas Forças de Segurança do Estado, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, recebeu o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Valdomiro Távora, e sua comitiva, em uma visita técnica à sede da pasta. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (2), no Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GCEC), com uma apresentação sobre o funcionamento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Na ocasião, o tenente-coronel Cleberson Assunção, orientador da Célula de Integração Operacional da Ciops, apresentou o trabalho realizado pela Coordenadoria e pelos seus sistemas de inteligência e de videomonitoramento. O secretário Sandro Caron ressaltou a relevância do trabalho da Ciops para a Segurança Pública. “Tivemos a oportunidade de apresentar um pouco da atuação da Ciops, que é o órgão responsável por integrar as Forças de Segurança do Estado, e também fizemos uma apresentação a respeito das tecnologias disponíveis para a segurança, em especial o videomonitoramento e as ferramentas de cercamento eletrônico, que são ferramentas de ponta, em nível de Brasil”, finalizou o gestor da SSPDS.

A comitiva do TCE também acompanhou uma demonstração do uso e do funcionamento do Sistema Agilis, que cruza informações de bancos de dados com equipamentos de monitoramento agregados ao uso de inteligência artificial para o combate ao crime. Essas ferramentas são utilizadas para intensificar o serviço policial e auxiliar os trabalhos investigativos. A comitiva também teve a oportunidade de conhecer as instalações da Ciops e entender como funciona o Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid).

O encontro contou com a participação do secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, do secretário-executivo da SSPDS, Samuel Elânio, do presidente do TCE, Valdomiro Távora, do secretário de governança do TCE, José Auriço Oliveira, além de outros integrantes do Tribunal de Contas e da Ciops/SSPDS.