Em Caridade, monumento de Santo Antônio terá 36 metros de altura

2 de dezembro de 2021 - 14:38 # # # # # #

Ascom SOP -Texto

As tradicionais romarias e peregrinações do Sertão de Canindé ganharão novo atrativo com o Monumento de Santo Antônio que está sendo erguido no município de Caridade. O complexo religioso está em construção pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e, quando pronto, vai compor a rede de equipamentos da Secretaria da Cultura (Secult).

Hoje, os serviços de engenharia chegam a 10% da execução. São três frentes em andamento: a concretagem de pilares do museu, movimentação de terra da área do estacionamento, que terá 28 vagas, e escavações das fundações em rocha onde ficará a nova estátua do santo, alcançando 36 metros de altura.

Em estrutura total de aproximadamente 4,4 mil metros quadrados (m²), o santuário ainda contará com um edifício-base de dois pavimentos, uma capela, espaço para pontos comerciais, pátio e calçadão arborizados, escadarias e rampas, além de mezanino e terraço para os visitantes apreciarem a paisagem do alto do Serrote do Cágado, ponto mais alto da cidade. Partes da antiga estrutura do santo, erguida na década de 1980, será aproveitada na composição do museu.

“Não temos dúvida do benefício turístico e econômico que esse equipamento em homenagem a Santo Antônio vai trazer para Caridade e cidades vizinhas. Uma obra que significa um resgate histórico para os romeiros que visitam toda aquela região, inclusive o santuário de São Francisco, em Canindé”, comenta a diretora de Fiscalização de Obras e Gestão Regional da SOP, Mônica Holanda.

O Monumento de Santo Antônio faz parte das ações do Governo do Ceará para valorização do patrimônio cultural cearense e expansão do turismo religioso. Cerca de R$ 4,2 milhões estão sendo investidos no empreendimento, com previsão de entrega no segundo semestre de 2022.