PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Polícia Civil realiza curso de prevenção ao crime e o uso indevido de drogas

2 de dezembro de 2021 - 17:04 # # # #

Ascom Polícia Civil

A Polícia Civil do Ceará (PC-CE), por meio da Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre), realizou desde a última segunda-feira (29) até hoje (2), um curso de prevenção ao crime e uso indevido de drogas. A orientação foi direcionada para o Exército Brasileiro (10º Região Militar), para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e para a Polícia Militar do Ceará. O encontro ocorreu no auditório da Delegacia Geral, no Centro de Fortaleza. .

A ministrante do curso e escrivã de Polícia Civil, Neuzimar Vieira, explicou que o objetivo do curso é capacitar os profissionais de segurança para desenvolver um plano de trabalho para ser executado dentro da sua instituição e na sociedade, de forma a prevenir o uso indevido de drogas e suas consequências. No evento, ela explicou quais eram os fatores de riscos preponderantes que causam a violência doméstica e como podem ser evitados.

O diretor do Dipre, o inspetor Cláudio Marques contou que o curso é dividido em módulos, com carga horária de 40h/a e aplicados durante quatro a cinco dias. O ensino pode ser adaptável para públicos específicos, podendo ser abrangente para sociedade, empresa e profissionais da Força de Segurança. “O trabalho final do curso é criar um plano de ação dentro da sua instituição ou sociedade para proliferar a cultura da prevenção ao uso de drogas”, relata o diretor do Dipre.

Ao final do encontro, o diretor de Planejamento e Gestão Interna, delegado Otávio Coutinho, e a equipe da PC do Dipre, receberam do chefe da Seção do Serviço de Assistência Social (SSAS) do Comando da 10º Região Militar, coronel Siqueira, uma homenagem e lembranças em forma de agradecimento pelo empenho na realização do curso.

A Dipre é vinculada ao Departamento de Proteção ao Grupos de Vulneráveis (DPGV), e além de administrar formações, está realizando estudos no contexto da violência com pesquisador voluntário do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em segurança pública, Ledervan Cazé, que possui uma longa trajetória em pesquisa científica.