Projeto Paulo Freire está entre as cinco iniciativas mais bem avaliadas de 120 países

2 de dezembro de 2021 - 15:30 # # # #

Erivelton M. Celedônio - Ascom SDA

 

Coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, o Projeto Paulo Freire passou a ser considerado como a quarta iniciativa com a melhor classificação no ranking de desempenho no portfólio global do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). A informação foi divulgada pela agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), sediada em Roma, responsável por 280 projetos em 120 países.

O Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades – Projeto Paulo Freire (PPF), iniciado em 2013, é uma política pública do Governo do Ceará e do Fida com a atuação de assessoria técnica contínua com fomento produtivo em 600 comunidades rurais, atendendo 23.766 famílias, totalizando 90.310 agricultores em 31 municípios. Por meio do projeto a SDA ao longo dos últimos anos atua para reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares, com investimento de US$ 80 milhões.

“Alegra-nos que a missão de supervisão confirmou os significativos avanços do PPF na sua implementação, apesar do cenário desafiador com a pandemia do Covid-19, de modo a garantir a plena implementação do PPF até o fim deste ano, que é a data de encerramento do PPF”, destacou a Diretora Regional Divisão da América Latina e Caribe do FIDA, Rossana Polastri.

Em dezembro de 2020, o PPF já havia sido classificado pelo Fida entre os dez projetos mais exitosos em todo o mundo. Quase um ano depois, a coordenadora do Projeto, Íris Tavares, renova a satisfação dos resultados alcançados.

“É momento para celebrarmos, pois, o sentimento não consegue expressar o que isso significa na vida concreta dos homens e mulheres do campo. O governador Camilo Santana se enche de alegria e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário enxerga com enorme responsabilidade o dever de executar este programa, garantindo a superação da extrema pobreza rural em 31 municípios cearenses”, destacou o secretário da SDA, De Assis Diniz.

Hoje com 99% já concluído, o PPF tem sua previsão de encerramento até 31 de dezembro deste ano. A Fida e a SDA realizarão ainda uma missão de apoio em 2022, com o fechamento financeiro em 30 de junho de 2022.