Como se preparar para ter sucesso em uma entrevista de emprego

6 de dezembro de 2021 - 11:43 # # #

Ascom IDT

A entrevista pode ser um fator determinante de um processo seletivo

Em 2021, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) já encaminhou mais de 72 mil trabalhadores para os processos seletivos das empresas parceiras. Durante as seleções, uma etapa fundamental é a entrevista com o recrutador, que ainda pode ser um fator para insegurança dos candidatos. Com a pandemia da Covid-19, alguns processos seletivos passaram a ser online, exigindo mais atenção do público para as especificidades e a relevância da entrevista. Pensando nisso, o IDT elaborou um guia para aumentar as chances dos entrevistados nessa fase tão importante.

Nessa etapa, o recrutador irá elaborar perguntas importantes para compreender as suas habilidades, o seu perfil enquanto profissional e as informações fornecidas no currículo. Por isso, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) reconhece a importância deste momento e elaborou dicas que irão auxiliar o trabalhador a ter êxito na entrevista e, consequentemente, na aprovação para vaga de emprego.

O presidente do IDT, Vladyson Viana, alerta sobre a importância da entrevista de emprego: “É importante que o trabalhador reconheça a relevância de cada etapa dos processos seletivos das empresas, para que consiga se preparar e expandir as suas chances de empregabilidade. A entrevista comportamental é necessária para que as empresas parceiras conheçam as aptidões dos candidatos. Por isso, é interessante que possamos auxiliar os trabalhadores com dicas e informações dos nossos profissionais de recrutamento. Nós continuamos trabalhando para que todos os cearenses estejam preparados para essa fase e garantam a inserção no mercado de trabalho”.

Em primeiro plano, busque conhecimento sobre a área de atuação da empresa, o propósito social e as atividades que você irá realizar no cargo desejado, pois isso demonstra interesse. Informe-se sobre o endereço da entrevista e decida o melhor percurso para evitar atrasos. Se a entrevista for virtual, certifique-se de que as suas ferramentas estão funcionando, como a bateria, a câmera e o áudio do dispositivo utilizado, além da conexão com a internet. Nesse caso, escolha um local silencioso e com boa iluminação, e não se esqueça de avisar as pessoas próximas sobre o seu compromisso, para garantir que não haverá interrupções.

Independente do formato da entrevista, vista-se adequadamente para esta etapa. “A primeira impressão é o seu cartão de visita, então esteja presente por completo durante o processo seletivo. Desligue o celular, evite distrações e tente manter a calma, para que a sua fala seja tranquila e a conversa flua de modo natural”, afirmou a psicóloga do IDT/SINE, Cristianne Santos, que possui experiência com processos seletivos.

Apresente a sua trajetória trabalhista, como as atividades executadas, as responsabilidades assumidas e os resultados alcançados. Se você ainda não possui experiências profissionais, foque em enaltecer as suas habilidades e a importância delas para o cargo desejado. É importante que seja feita uma autocrítica e que você demonstre o desejo de se desenvolver, citando as suas metas para o futuro e as suas expectativas. O entrevistador vai buscar entender se você está alinhado com os objetivos da empresa. Por isso, seja prático.

Por fim, é válido ressaltar a importância de portar os documentos e certificados que comprovam os dados que estão no currículo. Durante a entrevista, essa papelada pode ser solicitada e, se for necessário apresentar, você fará a diferença e ainda demonstrará proatividade. Ao sair do local, agradeça a oportunidade e procure informações sobre os próximos passos.