Ceará Científico Digital começa com palestra sobre a abordagem Steam

8 de dezembro de 2021 - 17:04 # # # # # # # #

Ascom Seduc - Texto e Fotos

O Ceará Científico Digital, projeto que faz parte da política de popularização das ciências, cultura e tecnologia do Governo do Ceará, foi oficialmente aberto nesta quarta-feira (8), em solenidade virtual que contou com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela. O evento teve, ainda, a palestra “A abordagem steam no Ensino Médio”, conduzida pelo professor Leandro Holanda, diretor da instituição Tríade Educacional.

Eliana observa que a iniciativa estimula a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da escola e da sociedade em geral. “É com muita alegria que chegamos à fase estadual de mais uma edição do Ceará Científico Digital. A participação expressiva de estudantes e professores, de diversas regiões do nosso estado, confirma a importância dessa ação para o incentivo ao protagonismo entre os nossos jovens da rede pública de ensino. Desejo muito boa sorte a todos”, ressalta a secretária.

Durante a palestra de abertura do evento, Leandro Holanda destacou as transformações por que vem passando o currículo do Ensino Médio, não só no Brasil, mas também em nível internacional. O professor chamou a atenção para as questões da formação integral e da construção do projeto de vida dos estudantes.

“É preciso olhar para o conteúdo, mas manter o foco em trabalhar o conhecimento, o pensamento científico, crítico e criativo. Os estudantes devem aprender a levantar hipóteses, criar rotas de experimentação, fazer tratamento de dados. Além disso, criar repertório cultural, de comunicação, e de cultura digital”, considera.

Revisão curricular

Na visão de Leandro, a lógica do trabalho steam (sigla em inglês equivalente a Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) auxilia consideravelmente o desenvolvimento destas competências pelo estudante. “A partir de um problema real, os jovens precisam idealizar soluções. Eles trabalham em grupo, desenvolvem uma produção e compartilham os resultados com a comunidade escolar. A abordagem steam envolve várias disciplinas”, explica.

A coordenadora de Gestão Pedagógica do Ensino Médio da Seduc, Iane Nobre, enaltece a mobilização feita nas escolas da rede pública estadual e nas Regionais de ensino, localizadas na capital e no interior, para que o Ceará Científico fosse bem-sucedido.

“Foi de lá que partiram os maravilhosos 145 trabalhos que estão nesta fase. Este é um grande movimento em torno das ciências, que ocorre mesmo em contexto de ensino remoto. Parabenizo a todos os educadores, que conseguiram mobilizar seus alunos para fazer isso acontecer, e de forma especial a cada estudante, pelos excelentes trabalhos que fizeram. Continuem produzindo, pesquisando, estudando e criando, pois tudo ficou muito bom. Isso só enriquece a nossa educação e a nossa sociedade, dando esperança para o futuro”, frisa Iane.

Para encerrar as atividades do primeiro dia de evento, foram realizadas apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, em três salas temáticas, na plataforma Google Meet. Nestes ambientes virtuais, foram tratadas as áreas de Ciências e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além de Educação Ambiental.

Confira a programação completa do Ceará Científico Digital 2021

Projeto

O Ceará Científico visa estimular a produção e a dinamização do conhecimento, no contexto da sala de aula, da comunidade e da sociedade, proporcionando a vivência do protagonismo estudantil. Ao todo, há 145 trabalhos, de nove categorias, sendo expostos. O evento conta com a participação direta de 435 alunos e 290 professores orientadores.

O evento faz parte do calendário anual da Seduc desde 2007 e possibilita a socialização das criações elaboradas pelos estudantes nos diversos campos do saber, com o apoio de professores orientadores.