Ceará recebe lote da vacina Janssen para aplicação da dose de reforço contra a Covid-19

8 de dezembro de 2021 - 14:37 # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Fotos Yuri Leonardo - Infográfico

Desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, nesta quarta-feira (8), uma remessa com 20.800 doses da Janssen, vacina fabricada pela Johnson & Johnson. Este lote, enviado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, será utilizado para aplicação da dose de reforço em pessoas que já receberam a primeira dose do imunizante.

“Já estão em nossa Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde, as 20.800 doses da Janssen que chegaram nesta manhã. As vacinas começarão a ser aplicadas nos próximos dias como dose de reforço dos cearenses que já receberam o imunizante. Peço que todos fiquem atentos às listas de agendamento”, apontou Camilo Santana em suas redes sociais.

Após desembarque, os imunobiológicos foram encaminhados para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), de onde são distribuídos de forma proporcional aos municípios cearenses, através de rotas aéreas e terrestres. O agendamento da vacinação é de responsabilidade dos municípios, por isso é importante ficar atento à sistemática organizada e divulgada por cada gestão local.

Antecipação Pfizer

O intervalo para aplicação da terceira dose em pessoas a partir de 18 anos no Ceará será reduzido de cinco para quatro meses (120 dias). A medida é válida para quem completou o esquema vacinal (duas doses) com os imunizantes da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. A dose de reforço deverá ser necessariamente desta última vacina, independentemente das doses anteriores. A decisão foi pactuada nessa terça-feira (7) durante a 8ª reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A resolução apoia-se na nota técnica 59/2021, do Ministério da Saúde, na qual amplia-se a vacinação com dose de reforço para toda a população adulta, visto que estudos mostraram amplificação da resposta imune após a terceira dose tanto na população com idade entre 18 e 59 anos, quanto nas pessoas com 60 anos ou mais.

Vacinômetro

Mais de 13,6 milhões de doses foram aplicadas no Ceará, com o esquema vacinal básico já completado para cerca de 5,9 milhões de cearenses. As Doses de Reforço e Adicional já chegaram a mais de 648 mil pessoas. Sem contar o novo lote, 15,67 milhões de doses foram entregues às prefeituras, considerando todas as fases de vacinação.

Passaporte da vacina

No Ceará, é exigido a apresentação do passaporte da vacina para ingresso em restaurantes, bares e eventos em todo o estado. Para comprovar a vacinação, basta apresentar o Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19. Para isso, é necessário acessar o aplicativo Ceará App, que está em pleno funcionamento para sistema iOS e em implementação gradual para Android. Também é possível emitir o documento pela página ConecteSUS. Por esses canais, a partir de dados do CPF, é possível acessar e baixar o documento.