Governo do Ceará entrega equipamentos e jogos para instalação de 49 brinquedocreches

8 de dezembro de 2021 - 15:49 # # # # # #

Ascom SPS - Texto
Helene Santos - Fotos

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) entrega, até a próxima sexta-feira (10), 49 kits com brinquedos, livros sonoros e inclusivos, jogos pedagógicos e uma estante em forma de casinha para novas brinquedocreches em 49 municípios cearenses. As doações envolvem investimento de R$ 872,6 mil, do Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará.

As novas brinquedocreches serão instaladas em creches, CRAS e Centros de Educação Infantil (CEI), com o objetivo de promover a criatividade e socialização, e estimular a afetividade e autoestima de crianças em idade pré-escolar.

A titular da SPS, Socorro França, destaca o significado dos equipamentos para o desenvolvimento infantil. “As brinquedocreches integram o pilar Tempo de Brincar, do Mais Infância Ceará, um programa idealizado pela primeira-dama Onélia Santana. Esse pilar trata do lúdico, da compreensão que a brincadeira é fundamental no desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas e psicológicas das crianças”, destaca.

Brinquedos e jogos

Para cada brinquedocreche serão doados oito brinquedos de parquinho, com casinha, escorregador, tabela de basquete com bola, túnel lúdico, gangorra, piscina de bolas, toca 3 em 1 e trave-gol com bola. Também integram o kit 40 livros, sendo dez sonoros e dez inclusivos em braile, em libras e ampliados; e 20 brochuras diversas.

“Além dos brinquedos, os equipamentos têm um forte estímulo à leitura e a outras formas de brincar, como trazendo soletrando, quebra-cabeça. Esses jogos desafiam nossa memória, nosso raciocínio e têm papel importante no desenvolvimento infantil”, aponta a titular da SPS, Socorro França.

O material inclui, ainda, dez jogos pedagógicos, com quebra-cabeça, peças para montar, soletrando, dominó, brinquedos com pinos e para memórias.