Profissionais do Samu Ceará são capacitados para condução de “motolâncias”

8 de dezembro de 2021 - 14:40 # # # #

Mariane Dantas - Ascom Samu 192 Ceará Texto
Divulgação/Samu 192 Ceará Fotos

 

Cerca de 40 técnicos de Enfermagem, categoria apta para a capacitação, concluíram os treinamentos, que abordaram, entre outros temas, postura e pilotagem, frenagem, manutenção, escolta e acompanhamento

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará) das regiões de Eusébio e Sobral participaram, entre o fim do mês passado e o início deste mês, da Capacitação para Motociclistas Socorristas. O curso foi realizado pelo Núcleo de Ensino de Urgências (NEU) do Samu, com apoio de agentes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Cerca de 40 técnicos de Enfermagem, categoria apta para a capacitação, concluíram os treinamentos, que ocorreram de forma prática e teórica, abordando temas como postura e pilotagem, frenagem, manutenção, escolta e acompanhamento, além de exercícios de transposição de obstáculos, off-road, pista de velocidade, entre outros.

A certificação garante mais efetividade no serviço e segurança aos profissionais para atuarem nas “motolâncias” – motocicletas adaptadas com equipamentos e materiais que atendem aos chamados de urgência. “Buscamos ofertar rotineiramente cursos que visem ao aprimoramento do atendimento pré-hospitalar, sempre capacitando, atualizando, revendo condutas, enfim. Tudo para levar o melhor para os cearenses”, explica a diretora-geral do Samu, Eliana Lima.

Capacitação foi realizada pelo Núcleo de Ensino de Urgências do Samu em parceria com agentes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas

“Aproveito para agradecer aos agentes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas, que sempre trabalham em parceria com o nosso Serviço”, continua a diretora.

Neste ano, o NEU ofertou cerca de 50 cursos aos diferentes profissionais do Samu Ceará e demais unidades de saúde. O Serviço pode ser acionado pelo número 192.